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Educação ambiental: implementação de práticas pedagógicas nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, em tempos de pandemia covid-19

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Abstract(s)

O presente Relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada (PES) II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Está organizado em duas partes distintas: a primeira remete para a PES no 1.º e no 2.º CEB, e a segunda remete para a apresentação do estudo empírico, realizado nos dois ciclos com o objetivo principal de desenvolver Educação no Ambiente, no 1.º e no 2.º CEB, em tempos de pandemia COVID 19. Neste sentido, pretendeu-se identificar os desafios do desenvolvimento da Educação Ambiental em tempos de pandemia, nomeadamente no que se refere à ausência de contacto com o meio; explorar os benefícios e identificar as limitações de recursos tecnológicos, para a sensibilização e promoção do contacto com o ambiente; explorar potencialidades da Educação no Ambiente, melhorando as práticas de higiene do sistema respiratório e circulatório; e trabalhar a poluição sonora no contexto da saúde ambiental. A metodologia usada foi de carácter misto, recorrendo-se a técnicas de recolha e tratamento de dados maioritariamente qualitativas, mas também quantitativas. Foram realizados dois estudos de caso em dois contextos distintos - o primeiro, numa turma do 1.º ano, em regime presencial ; e o segundo, numa turma do 6.º ano, em regime de ensino remoto de emergência. Para recolher os dados, recorreu-se à análise documental qualitativa dos produtos realizados pelos alunos e à observação participante. Foi administrado, à turma do 2.º CEB, um questionário com questões de resposta fechada, antes e após a intervenção, sendo os resultados obtidos analisados com o suporte da ferramenta Microsoft Excel, para a análise estatística descritiva dos dados e cálculo de frequências absolutas e relativas das respostas. Os resultados destes dois estudos de caso comprovam ser possível desenvolver Educação Ambiental, numa perspetiva de Saúde Ambiental, em tempos de pandemia, em que o contacto com o meio é menor, mas praticável. É de salientar que o uso de recursos tecnológicos digitais neste estudo facilitou o contacto com o meio envolvente.
Abstract This Report was developed within the Curricular Unit (CU) Supervised Teaching Practice (STP) II of the Master “Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CBE”, at Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. The Report is organized in two distinct parts: the first approaches the STP in the 1st and 2nd CBE, and the second presents the empirical study, implemented in the two cycles, with the main objective of developing Education in the Environment, in the 1st and 2nd CBE, in times of COVID 19 pandemic. It was intended to identify the challenges of the development of Environmental Education in times of pandemic, namely in what concerns the lack of direct contact with the environment; to explore the benefits and identify the limitations of technological resources to raise awareness and promote contact with the environment; to explore the potential of Education in the Environment, specifically in improving the hygiene practices of the respiratory and circulatory system; and to study noise pollution in the context of an environmental health approach. The used methodology was of a mixed nature. The techniques used to collect and process data were mostly qualitative, but also quantitative. Two case studies were carried out in two different contexts - the first, in a first-year class, in presence; and the second, in a 6th grade class, using emergency remote teaching. The techniques used to collect the data were the participant observation and the qualitative documentary analysis of the products made by the students. A questionnaire with closed-ended questions was applied to the 2nd CBE class, before and after the didactic intervention. The Microsoft Excel tool was used to the descriptive statistical analysis of the data and to the calculation of absolute frequencies and relative of the answers. The results of these two case studies prove that it is possible to develop Environmental Education, from an Environmental Health perspective, in times of pandemic, when the contact with the environment is limited, but practicable. It is worth noting the use of digital technological resources in this study that facilitated contact with the environment.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Saúde ambiental Educação ambiental Eco-sensores Resolução de problemas Pandemia Covid 19 Environmental health Environmental education Ecosensors Pandemic Covid 19

Citation

França, A. C. S. (2021). Educação ambiental: implementação de práticas pedagógicas nos 1.º E 2.º ciclos do ensino básico, em tempos de pandemia covid-19 (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14416

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