Repository logo
 
Publication

Plano de negócios para a implementação de uma indústria de cerâmica na Província do Uíge (Angola)

dc.contributor.advisorMartins, José Moleiro
dc.contributor.authorFernando, Justina da Assunção Tavares
dc.date.accessioned2023-01-09T15:02:13Z
dc.date.available2023-01-09T15:02:13Z
dc.date.issued2021-06
dc.descriptionMestrado em Gestão e Empreendedorismopt_PT
dc.description.abstractCom a crise sucessiva que o mundo vai experimentando, Angola, em particular, começa a possuir índices de taxa de desemprego elevado, o País depende do petróleo que é o produto de referência para exportação. Assim sendo, empreender no setor privado tem-se revelado com maior dimensão a necessidade vital de se criar investimentos e apresentar soluções inovadoras, afigurando-se assim que a Economia está cada vez mais dependente do setor privado, nomeadamente da sua capacidade de gerar emprego e da sua grande flexibilidade como instrumentos para pôr em prática a capacidade empreendedora e inovadora, aumentando a riqueza do País.O objetivo da pesquisa é analisar a viabilidade técnica, económica e financeira para implementação de uma indústria de telha e tijolos a designar cerâmica do Norte. Este estudo assume relevância, pois pretende-se que contribua não só para o desenvolvimento e consolidação dos conhecimentos adquiridos pela autora, mas também para o setor em causa, pois representa um documento de auxílio para a Empresa implementar o seu negócio. A metodologia adotada será híbrida, resultante da pesquisa e análise da informação e do estudo de mercado realizado através da técnica interpretativa. Depois, tudo isto irá permitir que se definam um conjunto de estratégias com base no modelo de plano de negócios, analisando-se os dados recolhidos. A escolha pelo desenvolvimento do plano de negócios, para a conclusão do mestrado, teve como principal objetivo, não só, perceber os conhecimentos adquiridos ao nível da ciência na área de gestão e empreendedorismo, mas também disciplinar-me aquando da transposição de uma ideia ao plano de negócios, seguindo as etapas metodológicas necessárias para a sua implementação e avaliação.pt_PT
dc.description.abstractWith the successive crisis that the world is experiencing, Angola, in particular, begins to have high unemployment rates; the country depends on oil, which is the reference product for export. Therefore, investing in the private sector has revealed with greater dimension the vital need to create investments and present innovative solutions, thus showing that the Economy is increasingly dependent on the private sector, specifically on its capacity to generate jobs and the great flexibility as instruments to put into practice the entrepreneurial and innovative capacity, increasing the wealth of the country. The objective of the research is to analyze the technical, economic and financial feasibility for the implementation of ceramics of the North. This study is relevant because it is intended not only the contribution to the development and consolidation of knowledge created by the author, but also for the sector specifically, it is a help document for the company implement its business. The adopted methodology will be hybrid, resulting from the research and analysis of information and the market study carried out through the interpretative technique. Then, all of this will allow a set of strategies to be defined based on the business plan model, analyzing the collected data. The choice for the development of the business plan, for the conclusion of the master's degree, had as main objective, not only, to understand the knowledge acquired at the level of science in the area of management and entrepreneurship, but also to discipline myself when transposing an idea to the business plan, following the methodological steps necessary for its implementation and evaluation.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFernando, J. A. T. (2021). Plano de negócios para a implementação de uma indústria de cerâmica na Província do Uíge (Angola).(Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.21/15279pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15279
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISCALpt_PT
dc.subjectEmpreendedorismopt_PT
dc.subjectPlano de negóciospt_PT
dc.subjectViabilidade técnica, económica e financeirapt_PT
dc.subjectEntrepreneurshippt_PT
dc.subjectBusiness planpt_PT
dc.subjectTechnical, economic and financial viability.pt_PT
dc.titlePlano de negócios para a implementação de uma indústria de cerâmica na Província do Uíge (Angola)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceISCALpt_PT
oaire.citation.titleDissertação de Mestradopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TRABALHO FINAL DISSERTAÇÃO MESTRADO ISCAL 2021justina Fernando.pdf
Size:
1.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: