Repository logo
 
Publication

Pré-voz: silêncio pleno de potência e sentido

dc.contributor.authorBelo, Sara
dc.date.accessioned2021-07-15T14:02:57Z
dc.date.available2021-07-15T14:02:57Z
dc.date.issued2021-05
dc.description.abstractEste artigo desenvolve o conceito de Pré-Voz, ancorado não só numa prática artística — onde são referidas algumas pesquisas performativas vocais, nomeadamente no espectáculo MAGMA (solo vocal) e em obras de pioneiros da pesquisa vocal como Cathy Berberian e Meredith Monk —, mas também na teorização elaborada por Gilles Deleuze quanto ao conceito de pré-pictórico, na de Gilbert Simondon quanto à noção de pré-indivíduo e na de Eugenio Barba quanto à de pré-expressivo. A Pré-Voz como potência e sentido do gesto vocal é também um ainda Nada sonoro que se irá revelar em parte na emissão vocal. Na procura de uma vocalidade que mais directamente traduza o seu carácter ontológico e singular, a pintura de Francis Bacon é tomada como um impulsionador da emergência vocal em cena, resultando num afastamento do logocentrismo e melocentrismo, que são comummente considerados a principal função da voz.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This article develops the concept of Pre-Voice, anchored not only in an artistic practice — where some vocal performative researches are referred, namely in the show MAGMA (vocal solo) and in the works of vocal research pioneers like Cathy Berberian and Meredith Monk —, but also in the theorization developed by Gilles Deleuze concerning the concept of pre-pictorial, in Gilbert Simondon’s theorization concerning the notion of pre-individual and in Eugenio Barba’s concerning the pre-expressive. The Pre-Voice as power and sense of the vocal gesture is also still a sound Nothingness that will reveal itself partly in the vocal emission. In the search for a vocality that more directly translates its ontological and singular character, Francis Bacon’s painting is taken as a driving force of vocal emergence in the scene, resulting in a distancing from logocentrism and melocentrism, which are commonly considered the main function of the voice.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn2184-8459
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13558
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFaculdade de Belas-Artes Universidade de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://riact.belasartes.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2021/05/RIACT_2.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectVozpt_PT
dc.subjectVocalidadept_PT
dc.subjectTeatro vocalpt_PT
dc.subjectVoicept_PT
dc.subjectVocalitypt_PT
dc.subjectVocal theatrept_PT
dc.subjectPré-voz
dc.subjectPre-voice
dc.titlePré-voz: silêncio pleno de potência e sentidopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage36pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage14pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Investigação Artística, Criação e Tecnologiapt_PT
person.familyNameBelo
person.givenNameSara
person.identifier.ciencia-idF410-AB57-3343
person.identifier.orcid0000-0002-7101-2004
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication21237090-bf01-465f-aa09-7ad218968872
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery21237090-bf01-465f-aa09-7ad218968872

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
RIACT_2-14-36.pdf
Size:
124.68 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Curriculum Vitae.pdf
Size:
74.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections