Repository logo
 
Publication

Fatores de decisão de compra de champôs: a importância relativa da sustentabilidade ambiental

dc.contributor.advisorRosário, João Carlos Vinagre Ferreira dopt_PT
dc.contributor.advisorSilvestre, Cláudia Marisa Vasconcelospt_PT
dc.contributor.authorCorreia, Marta da Silva
dc.date.accessioned2023-02-20T12:15:06Z
dc.date.available2023-02-20T12:15:06Z
dc.date.issued2022-11-23
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.pt_PT
dc.description.abstractNos últimos anos, a preocupação do consumidor com a sustentabilidade ambiental dos produtos tem vindo a aumentar. Em resposta, várias marcas têm colocado, no mercado, alternativas cada vez mais amigas do ambiente. No caso da cosmética, seja ao nível da composição dos produtos ou da embalagem, têm surgido novidades que comunicam a “origem vegetal”, a “não testagem em animais”, a redução do plástico nas embalagens ou utilização de material reciclado, entre outros. Posto isto, esta investigação parte da hipótese de que a sustentabilidade ambiental é um fator de decisão de compra, no caso específico dos champôs, influenciando a escolha do consumidor entre as várias opções existentes para a lavagem do couro cabeludo. Tem como objetivo, além de testar esta primeira hipótese, perceber qual o peso deste fator em comparação com outros como, por exemplo, o preço, a finalidade do produto, a marca, etc. Utilizando um método quantitativo, especificamente através de um inquérito por questionário, pretende-se perceber: Qual a importância relativa da sustentabilidade, entre os fatores de decisão de compra de champô?pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: In recent years, consumer concern about the environmental sustainability of products has increased. Responding to this, several brands have placed increasingly environmentally friendly alternatives on the market. When it comes to cosmetics, whether in terms of the composition of the products or the packaging, novelties have emerged that share taglines such as “plant based”, “no animal testing”, the reduction of plastic in packaging or the use of recycled material, among others. That said, this investigation starts from the hypothesis that environmental sustainability is a purchase decision factor, in the specific case of shampoos, influencing the consumer's choice among the various existing options for washing the scalp. It aims, in addition to testing this first hypothesis, to understand the weight of this factor compared to others such as, for example, the price, the purpose of the product, the brand, etc. Using a quantitative method, specifically through a questionnaire survey, it is intended to understand: What is the relative importance of sustainability, among the shampoo purchase decision factors?en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCorreia, M.S. (2022). Fatores de decisão de compra de champôs: A importância relativa da sustentabilidade ambiental [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/15656pt_PT
dc.identifier.tid203229045pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15656
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectSustentabilidade ambientalpt_PT
dc.subjectConsumopt_PT
dc.subjectChampôpt_PT
dc.subjectEmbalagempt_PT
dc.subjectRotulagempt_PT
dc.subjectEnvironmental sustainabilityen
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectShampooen
dc.subjectPackingen
dc.subjectLabelingen
dc.titleFatores de decisão de compra de champôs: a importância relativa da sustentabilidade ambientalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleFatores de decisão de compra de champôs: a importância relativa da sustentabilidade ambientalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação_Sustentabilidade ambiental e processo de decisão de compra de champô_Marta Correia 11208.pdf
Size:
4.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: