Publication
Um estudo de caso de narração não-fidedigna múltipla: “Em parte incerta (Gone girl, 2014)” de David Fincher
dc.contributor.advisor | Chinita, Fátima | |
dc.contributor.author | Simonelli, Alessandro | |
dc.date.accessioned | 2022-11-29T15:41:41Z | |
dc.date.available | 2022-11-29T15:41:41Z | |
dc.date.issued | 2022-11-25 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projecto Cinematográfico - especialização em Narrativas Cinematográficas. | pt_PT |
dc.description.abstract | O conceito de narrador não fidedigno tem sido objeto de constante debate e reinterpretação, desde a sua definição original no âmbito literário em 1961 até à aplicação no estudo dos filmes quebra cabeças (variante de mind game film”) das últimas três décadas. O presente trabalho consiste na análise da narração não fidedigna múltipla do filme Em Parte Incerta (Gone Girl, 2014, David Fincher), no qual os dois protagonistas, ambos narradores não fidedignos, formam um dispositivo conjunto de não fidedignidade, que se regula e reconfigura constantemente, suportando e dinamizando toda a estrutura narrativa. Argumenta-se que as definições e modelos teóricos existentes que contemplam a presença simultânea de vários narradores não fidedignos (Phelan e Hansen) não analisamem pormenor as dinâmicas relacionais internas entre os narradores e consideram a não fidedignidade como estando limitada a cada narrador, sem prestar atenção às consequências da narração de um narrador sobre as ações de outros narradores e, indiretamente, sobre a estrutura narrativa. A não fidedignidade é aqui reinterpretada enquanto propriedade ou característica flutuante, que não se limita ao domínio de uma entidade narradora, mas se dilui nas ações e nas relações entre as personagens e ultrapassa as fronteiras da diegese, contaminando a componente estrutural extradiegética. Neste sentido, o estudo da narração não fidedigna no âmbito cinematográfico não devia prescindir da análise das decisões autorais tomadas para orquestrar o processo de revelação da verdade ao espetador, sendo necessário o desenvolvimento de novos modelos para desenvolver esta tarefa. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT - The concept of the unreliable narrator has been the subject of constant debate and reinterpretation, since its original definition for the literary field in 1961 until its application in the study of mind game films over the last three decades. The present work analyzes the unreliable narrationcontained in the film Gone Girl (David Fincher, 2014), in which the two protagonists form a joint unreliability, which is constantly being regulated and reconfigured, thereby supporting and energizing the entire narrative structure. It is argued that the existing theoretical definitions and models that contemplate the simultaneous presence of multiple unreliable narrators (Phelan and Hansen) do not analyze in detail the internal relational dynamics between diegetic narrators andlimite the unreliability to each narrator per se, without paying attention to the consequences of eachnarration on the actions of other narrators and, indirectly, on theentire narrative structure of the film. Unreliability is here reinterpreted as a fluctuating property, which is not limited to the domain of a narrating entity, but rather diluted in the actions and relationships between the characters, going beyond the diegetic boundaries and contaminating the extradiegetic structure as well. In this sense, the study of unreliable narration in thecinematic field should notdismiss the analysis of authorial decisions (related to direction, cinematography, post-production, etc.) taken to orchestrate the process of revealing the truth to the spectator, which will require the future definition of new models to address this task. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203106415 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/15114 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Narração não fidedigna | pt_PT |
dc.subject | Estrutura narrativa cinematográfica | pt_PT |
dc.subject | David Fincher | pt_PT |
dc.subject | Unreliable narration | pt_PT |
dc.subject | Film narrative structures | pt_PT |
dc.title | Um estudo de caso de narração não-fidedigna múltipla: “Em parte incerta (Gone girl, 2014)” de David Fincher | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Amadora | pt_PT |
oaire.citation.title | Um estudo de caso de narração não-fidedigna múltipla: “Em parte incerta (Gone girl, 2014)” de David Fincher | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- MDPC_Dissertação_ASimonelli_30Novembro2022.pdf
- Size:
- 2.62 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: