Repository logo
 
Publication

Entre o palco e o ecrã: feras amestradas: comédia musical negra à portuguesa: intermédia

dc.contributor.advisorVasques, Eugénia
dc.contributor.advisorRito, Ana
dc.contributor.authorGuerreiro, Afonso Miguel
dc.date.accessioned2016-02-03T14:36:19Z
dc.date.available2016-02-03T14:36:19Z
dc.date.issued2012-06-20
dc.descriptionTrabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Encenaçãopt_PT
dc.description.abstractEste texto é um Relatório de Projecto, descrição do método de construção do espectáculo FERAS AMESTRADAS – Comédia Musical Negra à Portuguesa, encenado por Afonso Guerreiro, que serviu de exercício final para a disciplina de Encenação II, ministrada por Carlos Pessoa que atribuiu a este trabalho 18 valores. A Intermédia nos mecanismos de encenação (a telecamara a captar imagens da actuação do actor em palco e a projectá-las em directo na tela) irá contribuir para o aprofundamento deste «binómio» facultado, cada vez mais, pelo fácil acesso às novas tecnologias e ao seu enorme e progressivo avanço. Por outro lado, o actor vai, também, aprofundar e desenvolver a sua consciência nestes dois planos de actuação simultânea. Verifica-se a sua presença no espaço físico (cena) e em simultâneo a reprodução da sua emoção amplificada através do grande-plano, no espaço virtual (ecrã). Esta ubiquidade, em que o actor é, ao mesmo tempo, a imagem e faz a imagem, dá lugar a uma actuação paralela que se funde de forma a permitir uma única leitura para o público. Com estas duas linguagens (Teatro/Cinema) distintas mas, de certa forma, próximas e muito utilizadas no universo da criação artística contemporânea, cria-se uma narrativa miscigenada criada pela conjugação destas duas disciplinas e através da qual não se perde a tridimensionalidade da actuação em cena. O teatro. As questões orientadoras deste trabalho são: a) nos mecanismos de encenação proporcionados pela «Intermédia», que discurso paralelo o actor/intérprete deve usar conscientemente na comunicação directa com o público e como se deve relacionar, em simultâneo, com a telecamara; b) por outro lado, tem-se em conta o desenvolvimento de um método de fusão, ao nível da narrativa dramática, na qual a simultaneidade das sintaxes teatral e cinematográfica se conjuga para criar um objecto híbrido. Esta estética insere-se nos parâmetros da criação contemporânea.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This text is a report of project, a descriptive of the construction method used in the context of the show FERAS AMESTRADAS – Comédia Musical Negra à Portuguesa, staged by Afonso Guerreiro, which was final exercise for the discipline of Staging II, conducted by Carlos Pessoa, who rated this work with 18 marks/20. Within the mechanisms of staging (telecamera capturing images of the actor’s acting on stage and projecting them directly on screen), the Inter-media provided the depth of this 'duality', increasingly provided by the easy access to new technologies and its huge and progressive advancement. On the other hand, the actor will also deepen and develop his awareness of these two plans. By this, we mean his presence in the physical space (scene) and the simultaneous reproduction of his emotion amplified through close-up, on the virtual space (screen). This ubiquity, in which the player is, at the same time, the image and the image maker, gives rise to an acting allowing the public a parallel reading. With these two distinct but somehow very close languages (Theatre/Cinema), widely used in the world of contemporary artistic creation, a mixed narrative is created, through which the three-dimensionality on the scene of action is not lost. Within the mechanisms of staging provided by Inter-media, the questions guidelines of this study are linked to which parallel speech is the actor/performer to consciously use in direct communication with the public, and how to relate to the telecamara. Furthermore, regard has been given to the development of a method of melting, as far as the narrative dramatic is concerned, in which the simultaneous theater and film syntax is combined to create a hybrid object. This aesthetic fits the parameters of contemporary creation.pt_PT
dc.identifier.tid201012014
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5628
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectEncenaçãopt_PT
dc.subjectMecanismospt_PT
dc.subjectIntermédiapt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectHíbridopt_PT
dc.subjectStagingpt_PT
dc.subjectMechanismspt_PT
dc.subjectInter-mediapt_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.subjectHybridpt_PT
dc.titleEntre o palco e o ecrã: feras amestradas: comédia musical negra à portuguesa: intermédiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.titleEntre o palco e o ecrã: feras amestradas: comédia musical negra à portuguesa: intermédiapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Mestrado-Teatro - Encenação.pdf
Size:
2.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: