Repository logo
 
Publication

Quando o jardim de infância é um observatório de desigualdades

dc.contributor.advisorTomás, Catarina Almeidapt_PT
dc.contributor.authorAssunção, Bruna Prudêncio Quaresma de
dc.date.accessioned2023-06-07T08:28:41Z
dc.date.available2023-06-07T08:28:41Z
dc.date.issued2023-05-10
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório aborda, de uma forma crítica e reflexiva, a intervenção pedagógica realizada no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), em um contexto de Jardim de Infância (JI) público situado em Lisboa. A mesma decorreu entre os dias 17 de outubro de 2022 e 16 de fevereiro de 2023, com um grupo de 20 crianças, uma educadora de infância e uma assistente operacional. O tema da investigação centra-se nas desigualdades sociais de/na infância, nomeadamente conceções e vivências num JI. Este tema surge, sobretudo, a partir de observações e reflexões quotidianas relativamente aos modos de estar, viver e comunicar das crianças, sendo possível evidenciar algumas desigualdades socioeconómicas. Os contributos da Sociologia e dos Estudos Sociais da Infância, disciplinas com as quais as Ciências da Educação dialogam, fundamentam a importância de ouvir as crianças (e adultos/as) em relação ao entendimento das desigualdades sociais enquanto experiência subjetiva e autorreflexiva. Neste sentido, foram definidos três objetivos que assentam na caracterização das conceções sobre desigualdades sociais das crianças e das suas famílias por educadoras de infância, por assistentes operacionais e por crianças. Metodologicamente, optou-se por realizar um estudo de caso, de natureza qualitativa, combinado diversas técnicas de recolha de dados, nomeadamente observação e entrevistas. Procedeu-se à análise de conteúdo dos mesmos que permite afirmar que nem todas as profissionais de educação partilham da mesma opinião relativamente às desigualdades sociais no JI, no entanto todas valorizam o papel da Educação Pré-Escolar – educação compensatória, ou seja, uma ação na minimização das desigualdades sociais e um espaço fundamental para a promoção de uma maior igualdade de oportunidades. Por fim, a constatação da minha intervenção pedagógica neste contexto foi essencial para a construção da minha identidade profissional, uma vez que me possibilitou conhecer outras realidades e adequar a minha prática às mesmas, sensibilizando-me para uma educação mais inclusiva, fundamental para as crianças inseridas em contextos socioeconómicos mais vulneráveis.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report addresses, in a critical and reflective way, the pedagogical intervention carried out within the scope of the Curricular Unit Supervised Professional Practice II (PPS II), in a public kindergarten context located in Lisbon. It took place between 17 October 2022 and 16 February 2023, with a group of 20 children, one kindergarten teacher and one operational assistant. The research topic focuses on social inequalities in childhood, namely conceptions and experiences in a kindergarten. This theme emerges mainly from daily observations and reflections regarding children's ways of being, living and communicating, being possible to highlight some socio-economic inequalities. The contributions of Sociology and the Social Studies of Childhood, disciplines with which Educational Sciences dialogue, justify the importance of listening to children (and adults) in relation to the understanding of social inequalities as a subjective and self-reflective experience. In this sense, three objectives were defined, based on the characterisation of the conceptions of social inequalities of children and their families by kindergarten teachers, operational assistants, and children. Methodologically, a qualitative case study was carried out, combining several data collection techniques, namely observation and interviews. A content analysis was carried out, which allows us to state that not all educational professionals share the same opinion regarding social inequalities in kindergarten, however, they all value the role of pre-school education - compensatory education, i.e., an action in minimizing social inequalities and a fundamental space for the promotion of greater equality of opportunities. Finally, the observation of my pedagogical intervention in this context was essential for the construction of my professional identity, since it allowed me to learn about other realities and adapt my practice to them, raising awareness for a more inclusive education, which is essential for children in more vulnerable socioeconomic contexts.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationAssunção, B. P. Q. (2023). Quando o jardim de infância é um observatório de desigualdades (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16222pt_PT
dc.identifier.tid203308980
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16222
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesigualdades sociaispt_PT
dc.subjectPobreza infantilpt_PT
dc.subjectInfânciapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectPrática profissional supervisionadapt_PT
dc.subjectSocial inequalitiespt_PT
dc.subjectChild povertypt_PT
dc.subjectChildhoodpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectSupervised professional practicept_PT
dc.titleQuando o jardim de infância é um observatório de desigualdadespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório PPSII_Bruna Assunção_2021119.pdf
Size:
1.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: