Publication
Eu e eles: a construção da identidade em alunos do ensino básico
dc.contributor.author | Martins, Dulce | |
dc.contributor.author | Carvalho, Carolina | |
dc.contributor.author | Gama, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Carvalho, Cristina | |
dc.contributor.author | Tavares, David | |
dc.contributor.author | Fiúza, Edite | |
dc.contributor.author | Fonseca, Jesuína | |
dc.contributor.author | Conboy, Joseph | |
dc.contributor.author | Salema, Maria Helena | |
dc.contributor.author | Valente, Maria Odete | |
dc.date.accessioned | 2014-12-30T08:38:00Z | |
dc.date.available | 2014-12-30T08:38:00Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Partilhando a ideia que a identidade individual é um conceito que expressa caraterísticas singulares que se constroem e desenvolvem na acção de relacionamento com os outros, o domínio da identidade cruza-se com o da aprendizagem. Este estudo faz parte de um projeto investigação, cujo objetivo principal é compreender a relação entre a natureza do feedback do professor, a identidade do aluno e o comprometimento do aluno na escola. A finalidade deste trabalho foi a construção de um questionário. Pretendia-se compreender como os alunos do Ensino Básico vão construindo a sua identidade de aluno, partindo das questões: a) Como me vejo enquanto aluno?; b) Como os meus colegas me veem enquanto aluno?; c) Como os professores me vêem enquanto aluno? Alunos do 6º e 9º ano de escolaridade, entre os 10 e os 19 anos de idade, num total de 44, responderam a um questionário em formato de resposta aberta. Uma análise preliminar indica que os alunos têm imagens positivas e negativas de si mesmos enquanto alunos, verificando-se semelhanças entre as imagens que os alunos referem de si e as que consideram que os colegas e os professores têm deles enquanto alunos. Os alunos de 6º ano descrevem-se com um maior número de imagens, tanto positivas como negativas. Contudo, as imagens destes alunos são semelhantes às descritas pelos alunos de 9º ano. Estes resultados sugerem-nos que as imagens que os alunos vão construindo acerca das suas posições são estáveis. | por |
dc.identifier.citation | Martins D, Carvalho C, Gama AP, Carvalho C, Tavares D, Fiúza E, et al. Eu e eles: a construção da identidade em alunos do Ensino Básico. In Ferreira AC, Domingos AM, Spínola C, editors. Nas pegadas das reformas educativas: atas do I Colóquio Cabo-Verdiano realizado no Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Cabo Verde. Cidade da Praia: Edições UNI-CV; 2013. p. 335-49. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-97833-9-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/4086 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Edições UNI-CV | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.academia.edu/8903511/Nas_pegadas_das_reformas_educativas_-_Atas_do_I_COL%C3%93QUIO_CABO-VERDIANO_DE_EDUCA%C3%87%C3%83O | por |
dc.subject | Sociologia da educação | por |
dc.subject | Identidade pessoal | por |
dc.subject | Meio escolar | por |
dc.subject | Ensino básico | por |
dc.subject | Feedback | por |
dc.subject | Auto-conceito | por |
dc.title | Eu e eles: a construção da identidade em alunos do ensino básico | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Cidade da Praia | por |
oaire.citation.endPage | 349 | por |
oaire.citation.startPage | 335 | por |
person.familyName | Tavares | |
person.givenName | David | |
person.identifier.ciencia-id | EA11-B1BB-2FE3 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4473-8595 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 39d920a0-9aa0-43c6-af47-caa86a0b1842 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 39d920a0-9aa0-43c6-af47-caa86a0b1842 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Eu e eles_a construção da identidade em alunos do Ensino Básico.pdf
- Size:
- 279.62 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: