Repository logo
 
Publication

Eu e eles: a construção da identidade em alunos do ensino básico

dc.contributor.authorMartins, Dulce
dc.contributor.authorCarvalho, Carolina
dc.contributor.authorGama, Ana Paula
dc.contributor.authorCarvalho, Cristina
dc.contributor.authorTavares, David
dc.contributor.authorFiúza, Edite
dc.contributor.authorFonseca, Jesuína
dc.contributor.authorConboy, Joseph
dc.contributor.authorSalema, Maria Helena
dc.contributor.authorValente, Maria Odete
dc.date.accessioned2014-12-30T08:38:00Z
dc.date.available2014-12-30T08:38:00Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractPartilhando a ideia que a identidade individual é um conceito que expressa caraterísticas singulares que se constroem e desenvolvem na acção de relacionamento com os outros, o domínio da identidade cruza-se com o da aprendizagem. Este estudo faz parte de um projeto investigação, cujo objetivo principal é compreender a relação entre a natureza do feedback do professor, a identidade do aluno e o comprometimento do aluno na escola. A finalidade deste trabalho foi a construção de um questionário. Pretendia-se compreender como os alunos do Ensino Básico vão construindo a sua identidade de aluno, partindo das questões: a) Como me vejo enquanto aluno?; b) Como os meus colegas me veem enquanto aluno?; c) Como os professores me vêem enquanto aluno? Alunos do 6º e 9º ano de escolaridade, entre os 10 e os 19 anos de idade, num total de 44, responderam a um questionário em formato de resposta aberta. Uma análise preliminar indica que os alunos têm imagens positivas e negativas de si mesmos enquanto alunos, verificando-se semelhanças entre as imagens que os alunos referem de si e as que consideram que os colegas e os professores têm deles enquanto alunos. Os alunos de 6º ano descrevem-se com um maior número de imagens, tanto positivas como negativas. Contudo, as imagens destes alunos são semelhantes às descritas pelos alunos de 9º ano. Estes resultados sugerem-nos que as imagens que os alunos vão construindo acerca das suas posições são estáveis.por
dc.identifier.citationMartins D, Carvalho C, Gama AP, Carvalho C, Tavares D, Fiúza E, et al. Eu e eles: a construção da identidade em alunos do Ensino Básico. In Ferreira AC, Domingos AM, Spínola C, editors. Nas pegadas das reformas educativas: atas do I Colóquio Cabo-Verdiano realizado no Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Cabo Verde. Cidade da Praia: Edições UNI-CV; 2013. p. 335-49.por
dc.identifier.isbn978-989-97833-9-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4086
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEdições UNI-CVpor
dc.relation.publisherversionhttp://www.academia.edu/8903511/Nas_pegadas_das_reformas_educativas_-_Atas_do_I_COL%C3%93QUIO_CABO-VERDIANO_DE_EDUCA%C3%87%C3%83Opor
dc.subjectSociologia da educaçãopor
dc.subjectIdentidade pessoalpor
dc.subjectMeio escolarpor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectFeedbackpor
dc.subjectAuto-conceitopor
dc.titleEu e eles: a construção da identidade em alunos do ensino básicopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCidade da Praiapor
oaire.citation.endPage349por
oaire.citation.startPage335por
person.familyNameTavares
person.givenNameDavid
person.identifier.ciencia-idEA11-B1BB-2FE3
person.identifier.orcid0000-0003-4473-8595
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication39d920a0-9aa0-43c6-af47-caa86a0b1842
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery39d920a0-9aa0-43c6-af47-caa86a0b1842

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Eu e eles_a construção da identidade em alunos do Ensino Básico.pdf
Size:
279.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections