Repository logo
 
Publication

Interoperabilidade ferroviária: infraestrutura (Bitola)

dc.contributor.advisorMartins, Armando do Carmo
dc.contributor.advisorFortes, Armando António Pereira Teles
dc.contributor.authorFerreira, Rosa Maria Barco
dc.date.accessioned2014-02-10T16:57:58Z
dc.date.available2014-02-10T16:57:58Z
dc.date.issued2012-12
dc.descriptionDissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização de Vias de Comunicação e Transportes
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo a elaboração de um documento que reúna e sistematize a interoperabilidade ferroviária no que refere principalmente à bitola na Península Ibérica, em termos de compatibilização com a bitola Europeia. Pretende-se no essencial que este documento possa servir como ferramenta de trabalho para quem atue essencialmente na área da ferrovia e na procura das melhores soluções e mais ajustadas à realidade portuguesa, tanto em termos económicos, como técnicos, relativamente a um sistema que se caracteriza por uma vida útil considerável. Em síntese, o presente trabalho incidirá sobre a relevância da migração da bitola ibérica (1668mm) para a bitola europeia (1435mm) ou da coexistência entre as duas bitolas. Este documento está suportado na pesquisa e análise de soluções e deliberações já implementadas.por
dc.description.abstractAbstract: This dissertation aims at the drafting of a document that gathers and systematizes railway interoperability, in what concerns mainly the compatibility of gauges between the Iberian Peninsula and the Europe. Is essential aim that this document will serve as a working tool for those who work primarily in railroad area and in the search for the better solutions and more adjusted to the reality Portuguese, both in economic terms, as technicians, for a system characterized which has a considerable life span. In summary, this paper will focus on the relevance of either migrating the Iberian gauge (1668mm) into the European gauge (1435 mm) or the coexistence between the two gauges. The present paper is based on the research and analysis of solutions and deliberations already implemented.en
dc.identifier.citationFERREIRA, Rosa Maria Barco - Interoperabilidade ferroviária: infraestrutura (Bitola). Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2012. Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.tid201226243
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3165
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Superior de Engenharia de Lisboa
dc.subjectInteroperabilidadepor
dc.subjectInteroperabilityen
dc.subjectCaminho-de-ferropor
dc.subjectRailwaysen
dc.subjectInfraestruturapor
dc.subjectInfrastructureen
dc.subjectBitolapor
dc.subjectGaugeen
dc.subjectAparelhos de mudança de bitolapor
dc.subjectSwitches and gaugesen
dc.subjectMigração (processo de substituição)por
dc.subjectMigration (replacement process)en
dc.subjectVia-férreapor
dc.subjectRailwayen
dc.titleInteroperabilidade ferroviária: infraestrutura (Bitola)por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação.pdf
Size:
3.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: