Repository logo
 
Publication

A postura dos flautistas: estudo de caso em torno dos alunos da EMNSC

dc.contributor.advisorPringsheim, Anthony
dc.contributor.advisorSerejo, Lídia
dc.contributor.authorFerreira, Paula Cristina Rodrigues
dc.date.accessioned2018-08-03T11:44:31Z
dc.date.available2018-08-03T11:44:31Z
dc.date.issued2014-08
dc.descriptionRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I – Prática Pedagógica - O estágio decorreu durante o ano letivo 2013-2014 nas instalações da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, sob as orientações da professora cooperante Lídia Serejo e com apoio/observação do professor orientador Anthony Pringsheim. Ao longo do ano letivo foram observadas aulas e atividades de quatro alunas de idades e cursos diferentes: Iniciação, 5º Ano, 11º Ano e Curso Livre. E foram também lecionadas aulas de três destas alunas (Iniciação, 5º Ano e 11º Ano). Assim sendo, a Secção I – Prática Pedagógica – consiste na caracterização da escola onde foi realizado o estágio, na caracterização das quatro alunas acima mencionadas e na apresentação das práticas pedagógicas desenvolvidas com as três alunas às quais foram lecionadas aulas. Esta secção conta ainda com uma análise crítica da atividade docente, que tem como finalidade expor os aspetos positivos e menos positivos e como foram encarados, assim como apresentar o feedback dado pelo professor orientador.pt_PT
dc.description.abstractResumo II – Investigação - A Secção II – Investigação – é desenvolvida essencialmente segundo duas metodologias: a pesquisa bibliográfica sobre a postura dos flautistas e o estudo de caso, com recurso a inquérito, em torno dos alunos da Classe de Flauta Transversal da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo. A revisão de literatura consiste numa apresentação da postura do flautista segundo vários autores, na sua maioria flautistas. Aqui é abordada a posição do flautista em pé e sentado, a posição das mãos colocadas sobre a Flauta, o funcionamento do aparelho respiratório e da embocadura, com o objetivo de evitar tenções e desconforto físico. No estudo de caso são apresentadas e analisadas as questões do inquérito, cujos principais objetivos passaram por conferir a consciência dos alunos em relação a esta temática e verificar a existência de dificuldades técnico-musicais, dor, desconforto e tensão provocadas pela postura adotada por cada aluno.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I – Teaching - My academic training took place during the 2013-2014 school year, in the School of Music Nossa Senhora do Cabo, under the guidance of the cooperating teacher Mrs Lydia Serejo and support and observation of the guiding teacher Mr. Anthony Pringsheim. During this school year, lessons and activities from four students of different ages and courses were observed: Initiation, 5th and 11th degrees and Free Course. Lessons for three of those four students (Initiation, 5thand 11thdegrees), were also taught. So, the Section I - Teaching Practice – describes the school where the academic training took place, the four students characterization and presents the teaching practices developed with the three students taught. This section also includes a critical analysis of teaching activity, which aims to expose the positive and less positive aspects and how they were seen, as well as presenting the feedback given by the guiding teacher.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II – Research - Section II – Research – mainly developed on two methods: the bibliographical research about the flautist´s professional attitude and a case study using an inquiry, based on the class of flute students from the music school “Nossa Senhora do Cabo”. The literature review is about the flautist´s attitude according to several authors, mostly made up of flautists. Here is discussed the position of the flautist standing and sitting, the position of the hands placed on the Flute, the functioning of the respiratory tract and also the mouth to avoid tensions and physical discomfort. In the case study are presented and analyzed the inquiry´s questions whose main purpose was to check the students conscience on this matter and also to check for technical and musical difficulties, pain, tightness and discomfort caused by each student´s body posture.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201708884
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8766
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectFlauta transversalpt_PT
dc.subjectPosturapt_PT
dc.subjectLesões músculo-esqueléticaspt_PT
dc.subjectAparelho respiratóriopt_PT
dc.subjectEmbocadurapt_PT
dc.subjectTransversal flutept_PT
dc.subjectBody posturept_PT
dc.subjectMusculoskeletal Injurypt_PT
dc.subjectRespiratory systempt_PT
dc.subjectEmbouchurept_PT
dc.titleA postura dos flautistas: estudo de caso em torno dos alunos da EMNSCpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleA postura dos flautistas: estudo de caso em torno dos alunos da EMNSCpt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio .pdf
Size:
5.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: