Repository logo
 
Publication

Alice, quem és tu?

dc.contributor.advisorAntunes, David
dc.contributor.authorVieira, Helena Teresa Canhoto de Paiva
dc.date.accessioned2019-10-21T10:08:55Z
dc.date.available2019-10-21T10:08:55Z
dc.date.issued2019-09-30
dc.descriptionRelatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Artes Performativaspt_PT
dc.description.abstract“Uno solo debe escribir sobre aquello que tiene un testigo privilegiado” disse Ivan Thays, numa masterclass sobre escrita à qual assisti há dez anos. Este relatório de estágio é um testemunho privilegiado sobre o trabalho de adaptação do texto original de Lewis Carroll As Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho por Ricardo Neves-Neves. Durante dois meses, com os rascunhos do encenador na mão, assisti à adaptação do texto original para a peça que viria a estrear a 27 de Dezembro de 2018 no Teatro Nacional Dona Maria II. Com este documento, procuro retratar as questões mais preponderantes que surgiram no decorrer do exercício conjunto de interpretar este texto com os seus atores. Entre citações e relatos de intervenções nos ensaios, pretendo contextualizar os temas das discussões e demonstrar a posição e as soluções de Ricardo Neves-Neves para este trabalho.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - "One should only write about something it has closely witnessed" said Ivan Thays, in a writing masterclass I attended ten years ago. This internship report is a testament to the adaptation work of Lewis Carroll's original book The Adventures of Alice in Wonderland and Alice from the Other Side of the Mirror by Ricardo Neves-Neves. For two months, with the play draft in my hand, I watched the adaptation of the original text to become the play that was going to premiere on December 27, 2018 at the National Theater (Teatro Nacional Dona Maria II). With this document, I intend to portray the most prevailing issues that arose during the group exercise of interpreting this text with the play actors. Among citations and reports of interventions in the rehearsals, I try to contextualize the topics of the discussions and to demonstrate Ricardo Neves-Neves position and solutions for this work.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202288676
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10593
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectTeatropt_PT
dc.subjectAdaptação teatralpt_PT
dc.subjectSurrealismopt_PT
dc.subjectCarroll, Lewispt_PT
dc.subjectNeves-Neves, Ricardopt_PT
dc.subjectTeatro Nacional Dona Maria IIpt_PT
dc.subjectSurrealismpt_PT
dc.subjectAdaptationpt_PT
dc.subjectTheatrept_PT
dc.titleAlice, quem és tu?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.titleAlice, quem és tu?pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
relatorio canhoto - versao digital.pdf
Size:
938.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: