Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O ensino e a aprendizagem do violoncelo em Portugal e na Suécia: um estudo comparativo entre a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e a Kulturskolan de Estocolmo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio - Mariana Ottosson.pdf1.82 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Resumo I A primeira parte deste trabalho descreve o estágio curricular realizado na Escola Profissional da Metropolitana (EPM) e no Conservatório de Música da Metropolitana (CMM) durante o ano letivo 2020/2021 no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Música de Lisboa. A EPM é um estabelecimento de ensino de natureza privada, vocacionado para a oferta de cursos de ensino profissional na área da música, no âmbito do ensino não superior, para instrumentistas de sopro e de percussão, e instrumentistas de cordas e de teclas. O CMM é uma escola do Ensino Artístico Especializado de Música, de natureza privada, com um projeto educativo elaborado recentemente e vocacionado para crianças que pretendam adquirir conhecimentos musicais que lhes permitam prosseguir estudos nesta área, seja pela via do ensino profissional ou do ensino superior. Ambas as instituições são tuteladas pela APEM - Associação Música Educação e Cultura Metropolitana - Sentido dos Sons. São várias as parcerias e projetos de relevância que esta associação organiza visando este mesmo objetivo. O presente trabalho descreve de forma detalhada os principais aspetos estruturais e pedagógicos destas duas instituições e reflete sobre o trabalho realizado com os alunos. É apresentada uma análise dos seus projetos educativos e regulamentos internos, uma breve caracterização dos alunos que acolhem e respetivos resultados, bem como a minha proposta de análise SWOT enquanto estagiária, cujo propósito se inscreve na análise crítica da instituição e do meu desempenho como docente. Para efeitos deste estágio foram selecionados três alunos com características diversas e de três níveis diferentes (iniciação, básico e avançado/profissional), com os quais trabalhei ao longo do ano letivo. Finalmente, é realizada uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica realizada, com ênfase na evolução de cada aluno, consecução dos objetivos estipulados, bem como identificação dos principais desafios e dificuldades sentidas durante o estágio.
Abstract I The first part of this work describes the curricular internship carried out at the Escola Profissional da Metropolitana (EPM) and at the Conservatório de Música da Metropolitana (CMM) throughout the 2020/2021 academic year as part of the Master’s Degree in Music Education at the Escola Superior de Música de Lisboa. The EPM is a private educational establishment dedicated to offering vocational training courses in the field of music, within the scope of non-higher education, for wind and percussion players and string and keyboard players. CMM is a private school of Specialised Artistic Music Education, with a recently drawn up educational project aimed at children who intend to acquire musical knowledge that enables them to pursue studies in this area, either through professional or higher education. Both institutions are run by APEM - Associação Música Educação e Cultura Metropolitana - Sentido dos Sons. This association organises a number of significant partnerships and projects aimed at this very objective. This report describes in detail the main structural and pedagogical aspects of these two institutions and reflects on the work carried out with the students. It presents an analysis of their educational projects and internal regulations, a brief characterisation of the students they host and their results, as well as my proposal for a SWOT analysis as a trainee, the aim of which is to critically analyse the institution and my performance as a teacher. For the purposes of this internship, I selected three students with different characteristics and from three different levels (beginners, primary and secondary/professional), with whom I worked throughout the school year. Finally, a critical reflection is made on the pedagogical practice carried out, with emphasis on the progress of each student, the achievement of the stipulated objectives, as well as identifying the main challenges and difficulties experienced during the internship.
Resumo II A segunda parte deste trabalho apresenta a componente de investigação e aborda as principais diferenças e semelhanças no ensino e aprendizagem do violoncelo em Portugal e na Suécia. Um dos objetos de estudo é uma escola de música em Estocolmo denominada Kulturskolan, um modelo de escola de música que existe em quase todas as cidades da Suécia. O sistema Kulturskolan, disseminado em todo este país nórdico, é apontado como o motivo do “milagre musical sueco”, onde a exportação musical conta com artistas famosos, como por exemplo, ABBA, Roxette, Ace of Base, Zara Larsson, Avicii, Max Martin. O outro objeto de estudo é um conservatório de música português, a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa (EAMCN). Esta escola de música destaca-se por ser uma das mais prestigiadas do país, formando muitos alunos que prosseguem carreiras profissionais nesta área. Neste trabalho de investigação, procuro identificar quais as principais práticas utilizadas por ambas as escolas e em que medida é que estas contribuem para o ensino do violoncelo. A recolha de dados contempla a utilização de métodos de investigação mistos, incluindo a recolha de dados quantitativos e qualitativos, não só pela pesquisa em diversas fontes bibliográficas (livros, artigos, Internet), mas também através da realização de entrevistas a oito professores de violoncelo, quatro docentes na Kulturskolan e quatro docentes na EAMCN. Após a descrição e análise crítica sobre os dados obtidos, os resultados sugerem que existem mais diferenças do que semelhanças relativamente ao ensino e aprendizagem do violoncelo nas duas instituições, diferenças estas que se prendem fundamentalmente com a parte estrutural e organizacional, enraizada sobretudo na discrepância cultural existente entre os dois países e que remonta ao século XIX. Por último, é apresentada uma reflexão sobre a importância e relevância das principais conclusões retiradas relativamente ao ensino e aprendizagem do violoncelo nos respetivos países, perspetivando possíveis considerações futuras.
Abstract II The second part of this work presents the research component and addresses the main differences and similarities in the teaching and learning of the cello in Portugal and Sweden. One of the research objects is a music school in Stockholm called Kulturskolan, a model of a music school that exists in almost every city in Sweden. The Kulturskolan system, which is widespread throughout this Nordic country, is said to be the reason for the "Swedish musical miracle", where the musical export boasts famous artists such as ABBA, Roxette, Ace of Base, Zara Larsson, Avicii and Max Martin. The other research object is a Portuguese music conservatoire, the Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa (EAMCN). This music school stands out for being one of the most prestigious in the country, training many students who go on to professional careers in this area. In this research work, I aim to identify the main practices used by both schools and to what extent they contribute to the teaching of the cello. Data gathering involves the use of mixed research methods, including the collection of quantitative and qualitative data, not only through research into various bibliographical sources (books, articles, Internet), but also through interviews with eight cello teachers, four teachers at Kulturskolan and four teachers at EAMCN. After describing and critically analysing the data obtained, the results suggest that there are more differences than similarities when it comes to teaching and learning the cello in the two institutions. These differences are fundamentally related to the structural and organisational aspects, rooted above all in the cultural discrepancy between the two countries, which dates back to the 19th century. Finally, a reflection is made on the importance and relevance of the main conclusions drawn regarding cello teaching and learning in the respective countries, looking at possible future considerations.

Description

Relatório de Estágio de Mestrado apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Ensino de Música.

Keywords

Escola Artística de Música de Conservatório Nacional Kulturskolan de Estocolmo Análise comparativa Ensino e aprendizagem de violoncelo Conservatório de Música de Metropolitana Escola Profissional de Metropolitana Comparative analysis Cello teaching and learning

Pedagogical Context

Citation

Camacho, M.S.O. (2024). O ensino e a aprendizagem do violoncelo em Portugal e na Suécia: um estudo comparativo entre a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e a Kulturskolan de Estocolmo. [Relatório de Estágio de Mestrado, Escola Superior de Música de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/22235

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue