Repository logo
 
Publication

A influência da indústria 4.0 no aumento de competitividade: uma perspetiva do marketing no setor do calçado

dc.contributor.advisorMartins, José Moleiro
dc.contributor.authorMadrinha, Sandro Cardoso
dc.date.accessioned2024-04-23T17:14:20Z
dc.date.available2024-04-23T17:14:20Z
dc.date.issued2023-05-16
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Fiscalidadept_PT
dc.description.abstractA presente dissertação retrata uma visão estratégica para o futuro do setor do calçado, no que diz respeito à Indústria 4.0. A Indústria 4.0 não é um conceito com uma definição muito clara e consensual, mas há certas marcas que levam os investigadores a considerar que estamos a lidar com uma revolução. Por exemplo, tecnologias como Sistemas Ciber-Físicos (CPS), Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA) é fortemente associada à Indústria 4.0 quando se fala das “Fábricas Inteligentes”. A culminação destes componentes tecnológicos integrados numa linha de produção, permitirá a uma organização alcançar resultados superiores, isto através da otimização de processos, bem como, disponibilizar os produtos aos consumidores de forma mais rápida e com mais opções de customização, assim como reduzir a margem de erro operacional nos processos de gestão. O fenômeno da Indústria 4.0 é muito atraente no que diz respeito ao que promete, não apenas para a empresa e sector específico, mas também para o país. A fim de lançar as bases para o estudo, uma extensa revisão de literatura foi efetuada onde se procurou saber em que consistiam ao certo as tecnologias que compõem a Indústria 4.0 Partindo-se de uma questão de investigação que aborda o processo de transição para a Indústria 4.0 como uma prioridade no aumento de competitividade para as empresas portuguesas do setor do calçado, e que ferramentas poderão ser aplicadas mais concretamente na vertente de Marketing. Para tal recorreu-se ao cruzamento de três aspetos principais de investigação, de modo a chegar a um desenho final que oferecia à dissertação uma base sólida de onde retirar conclusões. Os aspetos principais de investigação foram a análise contextual do setor, a avaliação exterior por parte de entidades independentes e conjuntos de entrevistas realizadas junto do setor. O presente trabalho pretende apenas ser um pequeno contributo para a compreensão da evolução de um setor, que tem sido dos mais representativos e significativos da economia portuguesa.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: This dissertation portrays a strategic vision for the future of the footwear sector, regarding Industry 4.0. Industry 4.0 is not a concept with a very clear and consensual definition, but there are certain traits that lead researchers to believe that we are dealing with a revolution. As an example, technologies such as Cyber Physical Systems (CPS), Internet of Things (IoT) and Artificial Intelligence (AI) are strongly associated with Industry 4.0 when referring to “Smart Factories”. The culmination of these technological components integrated into a production line, will allow an organization to achieve superior results, through the optimization of processes, as well as making products available to consumers faster and with more customization options, as well as reducing the operational error margin in management processes. The phenomenon of Industry 4.0 is very attractive in terms of what it promises, not only for the specific company and sector, but also for the country. In order to lay the foundations for the study, an extensive literature review was carried out in which it was sought to know what the technologies that make up Industry 4.0 consisted of. Starting from a research question that addresses the transition process to Industry 4.0 as a priority in increasing competitiveness for Portuguese companies in the footwear sector, and which tools can be applied more specifically in the Marketing aspect. To this end, three main research aspects were crossed, to arrive at a final design that offered the dissertation a solid basis from which to draw conclusions. The main research aspects were the contextual analysis of the sector, the external evaluation by independent entities and sets of interviews carried out within the sector. The present work only intends to be a small contribution to the understanding of the evolution of a sector, which has been one of the most representative and significant of the Portuguese economy.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMadrinha, S. C. (2023) A influência da indústria 4.0 no aumento de competitividade: uma perspetiva do marketing no setor do calçado. [Dissertação de mestrado, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/17371pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17371
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISCALpt_PT
dc.subjectIndústria 4.0pt_PT
dc.subjectIndústria do Calçadopt_PT
dc.subjectRevolução Industrialpt_PT
dc.subjectInteligência Artificialpt_PT
dc.subjectFábricas Inteligentespt_PT
dc.titleA influência da indústria 4.0 no aumento de competitividade: uma perspetiva do marketing no setor do calçadopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação_Sandro Cardoso Madrinha_VF.pdf
Size:
569.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: