Browsing by Issue Date, starting with "2023-05-16"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A relação pedagógica: que impacto no desenvolvimento holístico da criança?Publication . Tavares, Ana Cátia da Silva; Simões, AnaO presente relatório descreve de forma reflexiva a prática vivenciada em contexto de Educação Pré-Escolar. Esta decorreu no período entre 17 de outubro de 2022 e 6 de fevereiro de 2023, com crianças entre os 3 e os 5 anos. Para além de retratar as aprendizagens adquiridas, consta a consequente reflexão e evolução sentida a nível profissional. O relatório é, também, composto por um capítulo de natureza investigativa intitulado: “A relação pedagógica: que impacto no desenvolvimento holístico da criança?”. Através da investigação realizada, pretendeu-se compreender a importância da afetividade no estabelecimento da relação pedagógica e o (possível) consequente desenvolvimento holístico da criança. O estudo surgiu a partir da observação das evidentes relações positivas observadas entre as crianças e a equipa educativa no contexto de estágio. Relativamente à metodologia utilizada, optou-se por um estudo de caso. Seguiu-se a utilização das seguintes técnicas de recolha de dados: entrevistas à equipa educativa, com o objetivo recolher as suas conceções relativamente à problemática; a observação direta participante, através da recolha de notas de campo e a análise documental. As vozes das crianças foram também ouvidas e tidas em consideração para o estudo. Para o aprofundamento do tema, foi construído um referencial teórico. Os resultados indicam que uma relação pedagógica baseada na afetividade contribui de forma significativa para o desenvolvimento holístico da criança. A construção desta relação saudável surge no seio de interações significativas e exige consistência, cuidado, respeito, compreensão e valorização dos diferentes papéis implicados. Enquanto educadora estagiária, consegui estabelecer uma relação pedagógica com o grupo de crianças através dos afetos, do respeito, da segurança, da confiança e da cooperação.
- A influência da indústria 4.0 no aumento de competitividade: uma perspetiva do marketing no setor do calçadoPublication . Madrinha, Sandro Cardoso; Martins, José MoleiroA presente dissertação retrata uma visão estratégica para o futuro do setor do calçado, no que diz respeito à Indústria 4.0. A Indústria 4.0 não é um conceito com uma definição muito clara e consensual, mas há certas marcas que levam os investigadores a considerar que estamos a lidar com uma revolução. Por exemplo, tecnologias como Sistemas Ciber-Físicos (CPS), Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA) é fortemente associada à Indústria 4.0 quando se fala das “Fábricas Inteligentes”. A culminação destes componentes tecnológicos integrados numa linha de produção, permitirá a uma organização alcançar resultados superiores, isto através da otimização de processos, bem como, disponibilizar os produtos aos consumidores de forma mais rápida e com mais opções de customização, assim como reduzir a margem de erro operacional nos processos de gestão. O fenômeno da Indústria 4.0 é muito atraente no que diz respeito ao que promete, não apenas para a empresa e sector específico, mas também para o país. A fim de lançar as bases para o estudo, uma extensa revisão de literatura foi efetuada onde se procurou saber em que consistiam ao certo as tecnologias que compõem a Indústria 4.0 Partindo-se de uma questão de investigação que aborda o processo de transição para a Indústria 4.0 como uma prioridade no aumento de competitividade para as empresas portuguesas do setor do calçado, e que ferramentas poderão ser aplicadas mais concretamente na vertente de Marketing. Para tal recorreu-se ao cruzamento de três aspetos principais de investigação, de modo a chegar a um desenho final que oferecia à dissertação uma base sólida de onde retirar conclusões. Os aspetos principais de investigação foram a análise contextual do setor, a avaliação exterior por parte de entidades independentes e conjuntos de entrevistas realizadas junto do setor. O presente trabalho pretende apenas ser um pequeno contributo para a compreensão da evolução de um setor, que tem sido dos mais representativos e significativos da economia portuguesa.
- Teatro e comunidade: desafios no processo construtivo de arqueologias afetivasPublication . Mateus, Salita; Monteiro, Luísa; Rosa, Armando NascimentoO presente relatório de estágio apresenta o resultado do trabalho no âmbito dos Desafios no Processo Construtivo em Teatro e Comunidade. Sendo realizado na Póvoa de Santa Iria, no espaço cultural Fernando Augusto – Grémio Dramático Povoense, o estágio teve lugar dentro do Projecto Arqueologias Afetivas, realizado com a comunidade da Póvoa de Santa Iria, projecto este criado e dirigido por Patrícia Soso. Neste relatório procurei descrever os diferentes desafios encontrados em processos teatrais, quer seja do ponto de vista dos participantes, dos facilitadores ou pela comunidade em si, tendo sempre como exemplo principal o Projecto Arqueologias Afetivas. Através da pesquisa feita enquanto observadora participante, partilho neste relatório aquilo que foi o dia-a-dia do projecto, isto desde o seu início até às apresentações públicas. No processo teatral partilhámos experiências de vida, conhecemos um pouco daquilo que foi, e é, a Póvoa Antiga e levantámos questões que dizem respeito às memorias que se tem da cidade. Este relatório não constitui uma crítica ao projeto, nem pretende apresentar uma avaliação/classificação daquilo que foi o estágio dentro do Projecto Arqueologias Afetivas, antes, venho através deste trabalho partilhar somente aquilo que foram os desafios encontrados durante o processo, e a forma como os estes foram solucionados por todos nós enquanto comunidade. Assim sendo os exemplos aqui apresentados fizeram parte do que se vivenciou durante as partilhas no processo.