Repository logo
 
Publication

Os problemas resolvem-se conversando: o processo de autorregulação em crianças de idade pré-escolar

dc.contributor.advisorLino, Dalilapt_PT
dc.contributor.authorAlbano, Beatriz Nunes
dc.date.accessioned2024-01-08T14:22:58Z
dc.date.available2024-01-08T14:22:58Z
dc.date.issued2023-11-28
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO relatório que se segue foi realizado no ambito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II, tendo esta decorrido numa Instituiçãoo Particular de Solidariedade Social (IPSS) situada no distrito de Lisboa, em contexto de jardim de infância e com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os dois e os seis anos. No decorrer do relatório é descrito e analisado todo o processo referente à minha prática pedagógica enquanto estagiária, contendo também a parte investigativa que foi elaborada no contexto em questão. Assim, começa por ser apresentada a caracterização de todo o contexto, seguindo-se as intencionalidades educativas estabelecidas com base nessa mesma caracterização. Posteriormente é explicitada a investigação desenvolvida em torno da problemática do processo de autorregulação em crianças de idade pré-escolar, tendo esta surgido a partir das dificuldades por mim sentidas relativamente ao modo como poderia abordar, que estratágias poderia utilizar e como promover a aquisição de competências autorregulatórias neste grupo de crianças. A investigação diz então respeito a um estudo de caso, de natureza qualitativa, e onde foram utilizadas diversas técnicas de recolha de dados, que foram posteriormente analisados e discutidos.pt_PT
dc.description.abstractThe following report was made within the scope of the curricular unit Supervised Professional Practice II, which took place in a Private Institution of Social Solidarity (IPSS) located in the district of Lisbon, in a kindergarten context and with a group of children aged between two and six years old. During the report, the whole process of my pedagogical practice as a trainee is described and analyzed, also containing the investigative part that was developed in the context in question. Thus, it begins by presenting the characterization of the whole context, followed by the educational intentions established based on that same characterization. Subsequently, the research developed around the issue of self-regulation process in preschool children is explained, having arisen from the difficulties I felt regarding how I could approach, which strategies I could use and how to promote the acquisition of selfregulatory skills in this group of children. The research is then a case study, qualitative in nature, and where several data collection techniques were used, which were later analyzed and discussed. The results of this study allowed us to understand what conceptions children in this age group have regarding self-regulation, what factors may influence the acquisition and development of self-regulatory skills and, also, the various strategies that the educator may try out and use to promote these skills, minimizing conflict situations.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationAlbano, B. N. (2023). Os problemas resolvem-se conversando: o processo de autorregulação em crianças de idade pré-escolar (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16800pt_PT
dc.identifier.tid203452917
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16800
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAutorregulaçãopt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectJardim de Infância.pt_PT
dc.subjectSelf-regulationpt_PT
dc.subjectEmotionspt_PT
dc.subjectEducational practicept_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.titleOs problemas resolvem-se conversando: o processo de autorregulação em crianças de idade pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final PPSII_BeatrizAlbano.pdf
Size:
2.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: