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- Inscrição da realidade no documentário: representar o sujeito que resistePublication . Ferreira, Inês Araújo; Castanheira, GraçaEste trabalho de projeto serve como objeto de estudo e reflexão sobre a procura da verdade e aproximação da realidade no documentário e a exploração de mecanismos que nos aproximem delas. O esboço fílmico serve como palco para a proposta previamente descrita, através da relação da realizadora com a sua avó paterna. O desenvolvimento do projeto foca-se então em questionar a definição documentário e explorar o seu potencial, procurando uma abordagem que permita transmitir uma fiel aproximação da nossa percepção do real.
- Vamos brincar lá fora?” As vivências do brincar numa sala de Jardim de InfânciaPublication . Garcia, Cristiana Patrícia Guedes; Lino, DalilaO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada em Jardim de Infância, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. O documento que se segue pretende espelhar, de forma crítica e reflexiva, o trabalho desenvolvido no decorrer da prática pedagógica, com um grupo de 18 crianças de 3 anos de idade, num contexto educativo demarcado pelo Movimento da Escola Moderna (MEM) e onde a dimensão pedagógica permite olhar e conhecer a criança na sua individualidade, ajudando-a a fazer o seu caminho diariamente. No seguimento da observação realizada na sala de Jardim de Infância, onde são preconizadas as práticas pedagógicas já mencionadas, foi possível aferir que a promoção das relações e interações estabelecidas entres os protagonistas do processo educativo e o brincar, tanto no interior da sala, como no exterior da mesma, representavam, por si só, pilares fulcrais ao desenvolvimento e autonomia do grupo de crianças. Tendo em conta os pressupostos acima referenciados, o presente estudo pretende conhecer as conceções sobre o brincar dos intervenientes do processo educativo, em particular a educadora cooperante e o grupo de crianças e, simultaneamente, compreender as características das brincadeiras e os brinquedos a que recorriam, tanto em sala como no espaço exterior. Dado que se trata de um estudo de caso de natureza qualitativa, a investigação inscreve-se, por isso, numa abordagem naturalista. No decorrer do processo, a recolha de dados foi realizada através de registo de notas de campo, entrevista à educadora cooperante e grupos focais com as crianças. Os resultados do presente estudo evidenciam que as crianças valorizam o brincar no seu quotidiano, preferindo o recurso a equipamentos estruturados que envolvam a atividade motora ou referentes ao faz de conta, com os quais desenvolvem, essencialmente, brincadeiras em grupo e em paralelo, dependendo do espaço em que se encontram. Relativamente ao papel do adulto, os resultados ilustram que este desempenha, sobretudo, um papel participativo nos momentos de brincadeira e de organização e gestão dos espaços e materiais promotores do brincar. O relatório culmina com uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido no decorrer da PPS II, com o intuito de perspetivar e encontrar o meu lugar enquanto educadora de infância no tempo em que vivemos. No fundo, compreender o caminho que pretendo trilhar e as opções metodológicas que quero utilizar na minha ação pedagógica.
- Os problemas resolvem-se conversando: o processo de autorregulação em crianças de idade pré-escolarPublication . Albano, Beatriz Nunes; Lino, DalilaO relatório que se segue foi realizado no ambito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II, tendo esta decorrido numa Instituiçãoo Particular de Solidariedade Social (IPSS) situada no distrito de Lisboa, em contexto de jardim de infância e com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os dois e os seis anos. No decorrer do relatório é descrito e analisado todo o processo referente à minha prática pedagógica enquanto estagiária, contendo também a parte investigativa que foi elaborada no contexto em questão. Assim, começa por ser apresentada a caracterização de todo o contexto, seguindo-se as intencionalidades educativas estabelecidas com base nessa mesma caracterização. Posteriormente é explicitada a investigação desenvolvida em torno da problemática do processo de autorregulação em crianças de idade pré-escolar, tendo esta surgido a partir das dificuldades por mim sentidas relativamente ao modo como poderia abordar, que estratágias poderia utilizar e como promover a aquisição de competências autorregulatórias neste grupo de crianças. A investigação diz então respeito a um estudo de caso, de natureza qualitativa, e onde foram utilizadas diversas técnicas de recolha de dados, que foram posteriormente analisados e discutidos.