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Anatomia de uma unidade curricular

dc.contributor.authorManteigas, Vítor
dc.date.accessioned2014-08-27T16:31:14Z
dc.date.available2014-08-27T16:31:14Z
dc.date.issued2013-05
dc.description.abstractDe acordo com a Organização Mundial de Saúde, a Saúde Ambiental aborda os aspetos da saúde e qualidade de vida humana, determinados por fatores ambientais, quer sejam eles físicos, químicos, biológicos ou sociais, compreendendo a avaliação, mitigação, controlo e prevenção dos fatores de risco que presentes no ambiente podem afetar de forma adversa a saúde humana das gerações atuais e vindouras. A criação do curso de [Higiene e] Saúde Ambiental decorreu da necessidade de profissionais mais qualificados na área da saúde ambiental, tendo em conta os desenvolvimento registados ao nível da (i) caracterização e redução de fatores de risco para a saúde, com origem no ambiente, da (ii) participação em ações de saúde ambiental e educação para a saúde e (iii) do desenvolvimento de ações de controlo e vigilância sanitária, de sistemas, estruturas e atividades com interação no ambiente. A atuação destes profissionais desenvolve-se, por exemplo, na área da higiene dos alimentos e dos sistemas de produção e consumo, que compreende, por exemplo, a elaboração de pareceres sanitários sobre os projetos de estabelecimentos de produção e venda de géneros alimentícios e a promoção e a colaboração com outras entidades, no cumprimento de disposições legais, em ações de controlo oficial dos géneros alimentícios. A Área Científica de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa tem como grandes áreas temáticas: (i) a Gestão Ambiental; (ii) Saúde Ocupacional; e (iii) a Saúde Pública e Ambiental. Atualmente, o seu contributo ocorre não só nos programas de formação graduada, mas também na formação pós-graduada e na formação contínua, assim como em projetos de investigação e na prestação de serviços à comunidade mas onde a formação ao nível do primeiro ciclo (curso de licenciatura em Saúde Ambiental), assume um papel de relevância, e onde a Segurança Alimentar tende a afirmar-se como uma prioridade!por
dc.identifier.citationManteigas V. Anatomia de uma unidade curricular. In 1º Encontro da Unidade de Saúde Pública do ACES de Cascais – Segurança Alimentar, saberes, práticas e experiências, Casa das Histórias Paula Rego (Cascais), 8 de Maio de 2013.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3780
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.subjectSaúde ambientalpor
dc.subjectPerfil profissionalpor
dc.titleAnatomia de uma unidade curricularpor
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCascaispor
person.familyNameManteigas
person.givenNameVítor
person.identifier.ciencia-id291D-1CDE-FDDB
person.identifier.orcid0000-0001-8870-1765
rcaap.rightsopenAccesspor
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relation.isAuthorOfPublication0bcda13c-ba69-429f-9337-956ab30cdff6
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