Publication
Anatomia de uma unidade curricular
dc.contributor.author | Manteigas, Vítor | |
dc.date.accessioned | 2014-08-27T16:31:14Z | |
dc.date.available | 2014-08-27T16:31:14Z | |
dc.date.issued | 2013-05 | |
dc.description.abstract | De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a Saúde Ambiental aborda os aspetos da saúde e qualidade de vida humana, determinados por fatores ambientais, quer sejam eles físicos, químicos, biológicos ou sociais, compreendendo a avaliação, mitigação, controlo e prevenção dos fatores de risco que presentes no ambiente podem afetar de forma adversa a saúde humana das gerações atuais e vindouras. A criação do curso de [Higiene e] Saúde Ambiental decorreu da necessidade de profissionais mais qualificados na área da saúde ambiental, tendo em conta os desenvolvimento registados ao nível da (i) caracterização e redução de fatores de risco para a saúde, com origem no ambiente, da (ii) participação em ações de saúde ambiental e educação para a saúde e (iii) do desenvolvimento de ações de controlo e vigilância sanitária, de sistemas, estruturas e atividades com interação no ambiente. A atuação destes profissionais desenvolve-se, por exemplo, na área da higiene dos alimentos e dos sistemas de produção e consumo, que compreende, por exemplo, a elaboração de pareceres sanitários sobre os projetos de estabelecimentos de produção e venda de géneros alimentícios e a promoção e a colaboração com outras entidades, no cumprimento de disposições legais, em ações de controlo oficial dos géneros alimentícios. A Área Científica de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa tem como grandes áreas temáticas: (i) a Gestão Ambiental; (ii) Saúde Ocupacional; e (iii) a Saúde Pública e Ambiental. Atualmente, o seu contributo ocorre não só nos programas de formação graduada, mas também na formação pós-graduada e na formação contínua, assim como em projetos de investigação e na prestação de serviços à comunidade mas onde a formação ao nível do primeiro ciclo (curso de licenciatura em Saúde Ambiental), assume um papel de relevância, e onde a Segurança Alimentar tende a afirmar-se como uma prioridade! | por |
dc.identifier.citation | Manteigas V. Anatomia de uma unidade curricular. In 1º Encontro da Unidade de Saúde Pública do ACES de Cascais – Segurança Alimentar, saberes, práticas e experiências, Casa das Histórias Paula Rego (Cascais), 8 de Maio de 2013. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/3780 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.subject | Saúde ambiental | por |
dc.subject | Perfil profissional | por |
dc.title | Anatomia de uma unidade curricular | por |
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dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Cascais | por |
person.familyName | Manteigas | |
person.givenName | Vítor | |
person.identifier.ciencia-id | 291D-1CDE-FDDB | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8870-1765 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 0bcda13c-ba69-429f-9337-956ab30cdff6 | |
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