Repository logo
 
Publication

O canto do cisne: o feitiço da mercadoria na comunicação de ciência e tecnologia

dc.contributor.authorCastro, Irina
dc.contributor.authorSubtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves
dc.date.accessioned2023-01-30T12:00:17Z
dc.date.available2023-01-30T12:00:17Z
dc.date.issued2023-01-26
dc.description.abstractA associação da ciência ao crescimento económico é parte de projetos políticos que a conduzem a um estado de subsunção ao setor privado e à inovação tecnológica orientada para o mercado. Uma das consequências de tal situação é o “hype”, ou seja, a extravagante e exagerada forma como se apresentam os resultados e potencialidades das chamadas “conquistas científicas”, assim como são negligenciados ou mesmo encobertos os riscos e incertezas das tecnologias delas resultantes. Como exemplo, a dependência de empresas privadas que sustêm as publicações de artigos e livros, e com ela os fatores de impacto, impele à hiperbolização das conclusões e do valor dos resultados da investigação realizada. Paralelamente, a pressão para assegurar financiamentos e acesso a recursos para a investigação impele ao hype nos média. Na sua relação com a sociedade, a política e os financiadores, o exagero caracteriza as promessas da ciência sobre o futuro, mediatiza a ciência ‘já feita’, mas verdadeiramente pouco comunica sobre os processos, barreiras, constrangimentos, dificuldades e contradições. A comunicação de ciência não-substantiva alimenta um imaginário que pode ter consequências negativas quando as suas contradições se revelam. Algumas destas consequências são inclusivamente representadas pelo crescente ceticismo face à ciência ou por correntes anti-ciência. Em Portugal o hype na comunicação de ciência tem estado ausente dos debates, mas mesmo internacionalmente são escassos os trabalhos que articulam a comunicação na sua relação com a ‘mercantilização’ ou inclusivamente a propaganda científica (e tecnológica). Nesta comunicação, examinaremos a hipótese de que o exagero resulta do uso coercivo da comunicação como fator para a competição e como determinante do sucesso e reconhecimento da ciência. Este exame irá levar-nos a discutir conceitos como propaganda, publicidade e marketing de ciência. Falar das origens materiais do exagero implica ainda explicar o “fetichismo da mercadoria” e o “fetichismo tecnológico” (ou ainda o “sublime tecnológico”), por outras palavras, a origem material que permite à comunicação ocultar, a quem a exerce, as reais condições de trabalho e exploração a que estão sujeitos, e a que sujeitam o mundo.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCastro, I. & Subtil, F. (2023, jan, 26-28). O canto do cisne: O feitiço da mercadoria na comunicação de ciência e tecnologia. Comunicação apresentada no VI Encontro Anual de Economia Política: Dependências, Assimetrias e Territórios. Universidade de Trás-os-Montes, Vila Real, Portugal.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15423
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação Portuguesa de Economia Políticapt_PT
dc.publisherCETRAD - Centro de estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, da Universidade de Trás-os-Montespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.economiapolitica.pt/6ecpolpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.economiapolitica.pt/post/livro-de-resumos-do-6%C2%BA-encontro-anual-de-economia-pol%C3%ADticapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectHypept_PT
dc.subjectFetichismo da mercadoriapt_PT
dc.subjectFetichismo tecnológicopt_PT
dc.subjectPropagandapt_PT
dc.subjectMediatização da comunicação de ciênciapt_PT
dc.titleO canto do cisne: o feitiço da mercadoria na comunicação de ciência e tecnologiapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceVila Real, Universidade de Trás-os-Montespt_PT
oaire.citation.titleVI Encontro Anual de Economia Política: Dependências, Assimetrias e Territóriospt_PT
person.familyNamePassos Natário de Castro
person.familyNameSubtil
person.givenNameBela Irina
person.givenNameFilipa
person.identifier.ciencia-idFE1F-6AF9-8C8C
person.identifier.ciencia-id2A11-F551-80F8
person.identifier.orcid0000-0003-2556-2192
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication8241cad3-fb25-493c-b58b-bf5f54fb526b
relation.isAuthorOfPublicationafaef3fe-6225-42c9-b166-549b65507584
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8241cad3-fb25-493c-b58b-bf5f54fb526b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
METADADOS-6º ENCONTRO ANUAL DE ECONOMIA POLÍTICA.pdf
Size:
278.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: