Repository logo
 
Publication

Quem conta um conto e não lhe põe um ponto: contributos da literatura infantil para aprendizagens matemáticas na educação pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorAlmeida, Tiago Alexandre Fernandes
dc.contributor.authorCarvalho, Joana de Augusto
dc.date.accessioned2025-12-18T16:40:23Z
dc.date.available2025-12-18T16:40:23Z
dc.date.issued2025-07-09
dc.date.submitted2025-06-27
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
dc.description.abstractReforçando a ideia de que é, ao articular as diferentes áreas do saber, que se promove aprendizagens mais significativas e ancoradas na realidade, a complementaridade entre a Linguagem Oral e Abordagem à Escrita e a Matemática, oferecem fortes contributos para a criança, potenciando-se mutuamente dadas as suas características específicas. A promoção desta interdisciplinaridade poderá ser agilizada recorrendo a narrativas infantis, relacionando-as com atividades matemáticas desafiantes do ponto de vista cognitivo, sendo a literatura infantil um meio privilegiado que favorece a compreensão de diversos conceitos matemáticos basilares, por meio de problemas decorrentes dos contos e recontos. Tendo por base estas convicções, o presente estudo pretende evidenciar os contributos da literatura infantil para aprendizagens matemáticas, procurando aliar a fragilidade do grupo neste domínio, ao elevado envolvimento das crianças nas atividades de leitura, de modo a criar um plano concreto para a introdução de conteúdos considerados abstratos. Para o efeito, foram definidos dois objetivos específicos, nomeadamente: analisar de que forma a realização de atividades de conto e reconto de histórias pode facilitar a compreensão e a aprendizagem de conteúdos matemáticos e identificar os fatores que favorecem e potenciam a aprendizagem da Matemática através da integração da literatura infantil. A metodologia adotada assentou numa investigação-ação e a recolha de dados foi concretizada em contexto natural, através de observações diretas, registos diários, notas de campo, fotografias e vídeos. Já a análise dos mesmos foi realizada com recurso a uma tabela categorial, uma tabela resumo que evidencia as aprendizagens das crianças na fase final da intervenção e registos diários significativos. Após a dinamização de sete sessões com propostas de atividades integradas e diversificadas, os dados obtidos ao longo da investigação revelam um desenvolvimento significativo nas competências matemáticas das crianças.por
dc.description.abstractThe idea that linking different areas of knowledge promotes more meaningful, reality-based learning is reinforced by the complementarity between Oral Language and Approach to Writing and Mathematics, which offers significant benefits for children, mutually enhancing each other given their specific characteristics. The promotion of this interdisciplinarity can be provided by using children's stories, relating them to cognitively challenging mathematical activities, with children's literature being a privileged medium that favors the understanding of various basic mathematical concepts through problems arising from short stories and retellings. Based on these convictions, this study aims to highlight the contributions of children's literature to mathematical learning, trying to combine the group's weakness in this area with the children's high level of involvement in reading activities, in order to create a concrete plan for introducing content that is considered abstract. To this end, two specific objectives were defined, namely: to analyze how storytelling and retelling activities can facilitate the understanding and learning of mathematical content and to identify the factors that favor and enhance the learning of mathematics through the integration of children's literature.. The analysis of these data was carried out using a categorical table, a summary table showing the children's learning at the end of the intervention, and significant daily records. After seven sessions with integrated and diversified activities, the data obtained throughout the research reveal a significant development in the children's mathematical skills.eng
dc.identifier.tid204055660
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/22368
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectLiteratura infantil
dc.subjectConto
dc.subjectReconto
dc.subjectMatemática
dc.subjectAprendizagens integradas
dc.subjectChildren´s literature
dc.subjectStorytelling
dc.subjectShort stories
dc.subjectMathematics
dc.subjectintegrated learning
dc.titleQuem conta um conto e não lhe põe um ponto: contributos da literatura infantil para aprendizagens matemáticas na educação pré-escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.namemestre em Educação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Joana Carvalho_Relatorio_PPSII.pdf
Size:
2.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: