Repository logo
 
Publication

De que forma o trabalho cooperativo fomenta a entreajuda entre crianças?

dc.contributor.advisorRosa, Manuela Duartept_PT
dc.contributor.authorPinto, Maria Beatriz Martel
dc.date.accessioned2023-03-20T12:01:48Z
dc.date.available2023-03-20T12:01:48Z
dc.date.issued2022-07-14
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO trabalho desenvolvido é referente ao relatório da Prática Profissional Supervisionada II, onde é refletido e interpretado todo o processo de aprendizagem realizado ao longo da minha ação. A PPSII foi realizada numa sala com 24 crianças dos 3 aos 6 anos do dia 18 de outubro até ao dia 31 de março de 2022, era um grupo que tinha uma cultura de entreajuda e de cooperação instalado de forma muito natural, muito devido às características do modelo que vigorava na organização socioeducativa, mas também às ações da equipa educativa que os acompanhava diariamente. Estas características resultaram numa investigação sobre de que forma o trabalho cooperativo fomenta a entreajuda entre crianças, sendo esta uma investigação de natureza qualitativa que se optou por ser um estudo caso. O aprofundamento deste tema permitiu perceber de que forma a equipa educativa organizava o ambiente educativo de modo a promover a cooperação sendo que eram os grandes exemplos do trabalho cooperativo e ainda que tipos de entreajuda eram provenientes desse trabalho cooperativo.pt_PT
dc.description.abstractAbstract The work developed refers to the Supervised Professional Practice II report. This is where the entire learning process carried out throughout my action is reflected and interpreted. The PPSII was held in a room with 24 children from 3 to 6 years old from October 18 to March 31, 2022, it was a group that had a culture of mutual help and cooperation installed in a very natural way, due to the characteristics of the model that prevailed in the socio-educational organization, but also to the actions of the educational team that accompanied them daily. These characteristics resulted in an investigation into how cooperative work promotes mutual help between children, this is a qualitative investigation that was chosen to be a case study. The deepening of this theme allowed me to understand how the educational team organized the educational environment to promote cooperation, which were the great examples of cooperative work and what types of mutual help came from this cooperative workpt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationPinto, M. B. M. (2022). De que forma o trabalho cooperativo fomenta a entreajuda entre crianças? (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15808pt_PT
dc.identifier.tid203194705
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15808
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTrabalho cooperativopt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectEntreajuda entre criançaspt_PT
dc.subjectCooperative workpt_PT
dc.subjectChildrenspt_PT
dc.subjectMutual help between childrenpt_PT
dc.titleDe que forma o trabalho cooperativo fomenta a entreajuda entre crianças?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Maria Beatriz Martel Pinto_dm_vf.pdf
Size:
821.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: