Repository logo
 
Publication

A importância da actividade e o contributo dos contrabaixistas da banda sinfónica da guarda nacional republicana no ensino do contrabaixo em Portugal

dc.contributor.advisorRêgo, Manuel Luís
dc.contributor.authorBarbosa, Pedro Miguel Pereira
dc.date.accessioned2018-01-26T15:59:31Z
dc.date.available2018-01-26T15:59:31Z
dc.date.issued2017-08
dc.descriptionRelatório de Estágio - Mestrado em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I - Prática Pedagógica - O presente resumo incide sobre uma primeira parte do trabalho realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, variante Instrumento Contrabaixo, na Escola Superior de Música de Lisboa, sob orientação do Professor Manuel Rego e do Professor Cooperante Luís Raimundo no ano letivo 2016/2017. Esta primeira parte consiste na elaboração de um relatório de estágio derivada de uma prática pedagógica durante o ano letivo já mencionado e debruçado sobre três alunos, estes pertencentes à minha classe de contrabaixo no Conservatório Regional Silva Marques, no qual dois frequentam o regime do ensino articulado e um o regime supletivo. Neste relatório de estágio faz-se uma contextualização da escola em questão; uma caracterização individual de cada aluno; com materiais, objetivos, estratégias e competências desenvolvidas de forma particularizada; uma reflexão da prática enquanto docente ao longo do estágio. O facto de escrever a minha prática profissional diária resultou numa reflexão apurada sobre a mesma, tendo em conta a relação com os meus alunos. Este estágio foi uma experiência valiosa que me fez crescer enquanto docente, cumprindo os objetivos desejados para cada um dos alunos, com os quais trabalhei.pt_PT
dc.description.abstractResumo II - Investigação - A escolha do tema apresentado para investigação deste trabalho, surge pelo facto de pertencer ao naipe de contrabaixos da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana e de pretender compreender o contributo que os seus membros concederam para a evolução da escola de contrabaixos em Portugal. Na elaboração deste processo, recorri ao método da entrevista junto de contrabaixistas da Banda da Guarda Nacional Republicana de diferentes gerações e diferentes situações de empregabilidade, estando uns no ativo, uns na reforma e outro retirados da banda. Recorri também a bibliografias e à pesquisa informática existente sobre a música e as bandas no meio militar, a história da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana e os seus chefes e a história das reformas da Escola de Música do Conservatório Nacional, incluindo os diretores e os professores da disciplina de contrabaixo que acompanharam esse trajeto. Depois de uma recolha de dados e uma estrutura pré-definida deste material, passei a uma análise dos resultados. Encaro com o cruzamento de duas técnicas distintas de tocar contrabaixo utilizadas no meio contrabaixista em Portugal. Uma técnica que partiu da imitação da técnica de violoncelo, apoiada no ensino italiano, e outra no ensino alemão, tendo esta última sido implementada por uma reforma no Conservatório Nacional pelo diretor Dr. Ivo Cruz e ter vindo a prevalecer sobre a outra. A acompanhar esta mudança de técnica temos os contrabaixistas da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana que muito contribuíram para a dinâmica do ensino do contrabaixo em Portugal.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I – Teaching This summary focuses on a first part of the work carried out under the Master's Degree in Music Teaching at the Double Bass Instrument at the Lisbon Higher School of Music under the guidance of Teacher Manuel Rego and the Cooperating Teacher Luís Raimundo in the 2016/2017 school year. This first part consists of the elaboration of an internship report derived from a pedagogical practice during the school year already mentioned and covered by three students, who belong to my double bass class at the Silva Marques Regional Conservatory, in which two attend the articulated teaching regime and a supplementary. In this internship report a contextualization of the school in question is made; an individual characterization of each student; with materials, objectives, strategies and skills developed in a particular way; a reflection of practice as a teacher along the stage. The fact of writing my daily professional practice resulted in an accurate reflection on it, taking into account the relationship with my students. This internship was a valuable experience that made me grow as a teacher, fulfilling the desired goals for each of the students with whom I worked.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II - Research - The choice of the theme presented for research of this work is due to the fact that it belongs to the double bass of the National Republican Guard National Symphony Band and wants to perceive the contribution that its members gave to the evolution of the double bass school in Portugal. In the preparation of this process, I used the method of interviewing of the National Republican Guard National Symphony Band contractors of different generations and different employability situations, some of whom were active, some retired and others retired from the band. I also reviewed bibliographies and existing computer research on music and bands in the military, the history of the National Republican Guard National Symphony Band and their leaders, and the history of the reforms of the National Conservatory Music School including the directors and teachers of the discipline of double bass that accompanied this route. After a collection and a pre-defined structure of this material, I proceeded to an analysis of the results. I face the crossing of two distinct techniques of playing double bass used in the double bass in Portugal. A technique that came from the imitation of the cello, technique supported by Italian teaching, and another from German education, the latter being implemented by a reform in the conservatory by director Dr. Ivo Cruz and having come to prevail over the other. Keeping up with this change we have the bass players of the National Republican Guard National Symphony Band that contributed much to the dynamics of the teaching of the double bass in Portugal. Keywordspt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201832100
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/7987
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectBanda Sinfónica da Guarda Nacional Republicanapt_PT
dc.subjectHistóriapt_PT
dc.subjectMuseu da Guarda Nacional Republicanapt_PT
dc.subjectEscola de Música do Conservatório Nacionalpt_PT
dc.subjectContrabaixopt_PT
dc.subjectContrabaixistas portuguesespt_PT
dc.subjectSymphonic Band of the Republican National Guardpt_PT
dc.subjectHistorypt_PT
dc.subjectSchool of Music of the National Conservatorypt_PT
dc.subjectRepublican National Guard Museumpt_PT
dc.subjectDouble basspt_PT
dc.subjectPortuguese double basspt_PT
dc.titleA importância da actividade e o contributo dos contrabaixistas da banda sinfónica da guarda nacional republicana no ensino do contrabaixo em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleA importância da actividade e o contributo dos contrabaixistas da banda sinfónica da guarda nacional republicana no ensino do contrabaixo em Portugalpt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese Final- Pedro Barbosa.pdf
Size:
1.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: