Repository logo
 
Publication

Motivações do consumidor em relação à escolha de alimentos biológicos

dc.contributor.advisorMedeiros, Carlapt_PT
dc.contributor.authorRibeiro, Paula Cristina Escaleira
dc.date.accessioned2020-04-24T13:57:00Z
dc.date.available2020-04-24T13:57:00Z
dc.date.issued2019-11-22
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo visa percecionar quais são as motivações do consumidor em relação à escolha de alimentos biológicos objetivando, com base neste preceito orientador, analisar as motivações já identificadas pela Literatura que determinam a escolha de alimentos biológicos por parte dos consumidores. Analisar, também os fatores internos e externos que determinam a escolha dos alimentos biológicos e as várias variáveis que identificam o perfil do consumidor dos produtos biológicos. É ainda objetivo desta investigação aferir quais os atores que mais influenciam na escolha pelos produtos biológicos. A procura e continuado aumento do consumo de alimentos biológicos tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos, reunindo um vasto leque de pessoas em torno das suas vantagens e potenciais benefícios para a saúde e meio ambiente. Visando descobrir os motivos que explicam esta nova tendência de consumo alimentar levamos a cabo um estudo quantitativo, que, através da aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de 454 consumidores deu conta de que as principais motivações dos consumidores se prendem com razões de saúde e com a intenção de contribuir para a proteção do meio ambiente.pt_PT
dc.description.abstractABSTRAT: The present study aims to understand what the motivations of consumers in relation to the choice of organic foods are, aiming to analyse the motivations already identified in the current literature that determine the choice of organic foods by consumers. We also aimed to analyse the internal and external factors that determine the choice of organic foods and the various variables that identify the consumer profile of organic products. It is also the objective of this investigation to assess which actors influence the choice of organic food. The demand and continued increase in the consumption of organic foods has been increasing over the last years, gathering a wide range of people around its advantages and potential benefits for health and environment. In order to find out the reasons for this new trend in food consumption, we conducted a quantitative study which, by applying a questionnaire survey to a sample of 454 consumers, found that the main motivations of consumers is relate to health reasons and with the intention of contributing to the protection of the environment.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationRibeiro, P.C.E. (2019). Motivações do consumidor em relação à escolha de alimentos biológicos. (Dissertação de mestrado em Publicidade e Marketing não publicada, Escola Superior de Comunicação Social-IPL, Lisboa, Portugal). Disponível no Repositório Científico do IPL http://hdl.handle.net/10400.21/11516 [Acedido em abril 24, 2020].pt_PT
dc.identifier.tid202338134pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11516
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectConsumopt_PT
dc.subjectAlimentação biológicapt_PT
dc.subjectMotivações de consumopt_PT
dc.subjectSaúdept_PT
dc.subjectMeio ambientept_PT
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectOrganic fooden
dc.subjectConsumption motivationsen
dc.subjectHealthen
dc.subjectEnvironmenten
dc.titleMotivações do consumidor em relação à escolha de alimentos biológicospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Comunicação Social, Lisboapt_PT
oaire.citation.titleMotivações do consumidor em relação à escolha de alimentos biológicospt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese Mestrado Publicidade Mark_Paula Ribeiro nº10602 (1).pdf
Size:
1.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: