Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-22"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Análise dinâmica de colisão de comboios para projeto de segurança passivaPublication . Francisco, Helder dos Santos e; Milho, João Filipe de AlmeidaEste trabalho visa a modelação multicorpo da colisão de comboios com o objetivo de permitir efetuar simulações da colisão, de modo a observar os fenómenos de absorção de energia, de modo a permitir uma redução dos custos computacionais, mas também dos custos com testes reais. O modelo desenvolvido replica de forma bastante correta uma colisão, podendo servir para análise da colisão. O modelo desenvolvido tem por base um modelo real, sendo este modelo constituído por carruagens, onde uma das carruagens apresenta uma dada velocidade inicial enquanto as outras se encontram em repouso, e buffers, sendo estes últimos estruturas de absorção de energia, estas estruturas encontram-se acopladas às carruagens por molas não lineares. Uma vez que os resultados dependem da curva de rigidez das molas é relativamente simples alterar as características do modelo de modo a simular diferentes tipo de colisão a diferentes velocidades e com diferentes massas. Uma vez que se verifica que quando existe o impacto entre carruagens, não existe recuo do corpo que se encontra inicialmente em movimento, é necessário garantir que o mesmo se verifica nas simulações, esta situação apresentou um grande desafio de simulação, sendo que foram necessárias várias tentativas e modelos, de modo a conseguir replicar o melhor possível este fenómeno. Este projeto oferece uma ferramenta de análise da colisão de carruagens, sendo que a utilização do modelo desenvolvido pode ser útil no projeto e fabrico de carruagens, bem como em projetos de segurança passiva de passageiros.
- Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa em dois grandes clubes portuguesesPublication . Ferreira, João Pedro; Eiró-Gomes, MafaldaA Responsabilidade Social é um tema cada vez mais afeto à realidade corporativa em todo o mundo. Questões ambientais e sociais têm ganho cada vez mais destaque na imprensa e no dia-a-dia das pessoas, principalmente da geração millennial, a próxima geração de adultos. Começam a surgir, por isso, cada vez mais organizações a tentar demonstrar este tipo de preocupações através da realização de ações que tentem dar resposta ou debater este tema. É, no entanto, importante perceber se são ações esporádicas, com o objetivo de dizer que esta é uma preocupação da organização, ou se há um trabalho continuado e que atinja todos os stakeholders da organização e que as posicione como se tratassem de cidadãos: a chamada Cidadania Corporativa. Neste sentido, importa olhar para as organizações com maior destaque, poder e recursos, que podem ser verdadeiros exemplos e ver como é que estas se comportam perante a sociedade. Atualmente, o setor que movimenta mais dinheiro e mais mediatizado mundialmente é o desporto. Deste modo, a presente investigação tem como objetivo perceber como é que as organizações desportivas entendem o poder que têm nas suas mãos, e como é que aproveitam essa mediatização para comunicar com os adeptos, para lhes transmitir boas práticas, e para promover o desporto como um bem para a vida em sociedade. Este trabalho explora a temática da Responsabilidade Social Corporativa nas organizações desportivas, mais precisamente clubes de futebol e tenta perceber como é que alguns entre estes interagem e comunicam esta temática para a sociedade.
- Oeste Ecopark: plano de comunicaçãoPublication . Silva, Fernando; Eiró-Gomes, Mafalda; Costa, Joana FriasAs Relações Públicas (RP) são uma disciplina da comunicação aplicada e desempenham uma função estratégica de relevo em qualquer organização, ao permitirem o estabelecimento de uma relação mutuamente benéfica entre a organização e os seus públicos. A concretização deste projeto surge de um desafio real: a realização de um plano de comunicação destinado a um empreendimento turístico, denominado por Oeste Ecopark, na zona da Assenta, Torres Vedras, Portugal. Este plano não tem unicamente o objetivo de informar ou captar novos clientes, mas sobretudo envolver os seus stakeholders e públicos de forma consciencializá-los para uma nova forma de ‘fazer’ turismo – o Ecoturismo. Tudo isto porque, apesar de o turismo ter um grande peso na economia portuguesa e mundial, a sua exploração tem sido cada vez mais intensiva, o que acaba por ter um impacto ambiental e social negativo. É face a este desafio que se procura, através de estratégias de RP, manter uma relação favorável entre o contexto sociocultural e o ecológico – privilegiando ações que se proponham a educar os seus stakeholders e públicos (ex.: comunidade e turistas) rumo à sustentabilidade.
- Gestão estratégica da legitimidade e da reputação em contexto crise: o caso Grow MobilityPublication . Silva, Tatiana Carvalho da; Pereira, Sandra Cristina MartinsCom as mudanças que acompanham o mundo, muitas advindas da tecnologia, as organizações precisam moldar-se para acompanhar as novas dinâmicas da sociedade contemporânea, nas quais a reputação representa um fator de diferenciação dentre as demais. Além da reputação, outro vetor primordial na sobrevivência de uma organização, é a legitimidade. Estes dois conceitos são apresentados e aprofundados nesta investigação, enquanto recursos que protegem uma organização em momentos de crise. No cenário atual, o papel do profissional de Relações Públicas revela-se ainda mais essencial e estratégico na construção e manutenção de relacionamentos positivos e duradouros com todos os stakeholders de uma organização, os quais irão conferir a esta a legitimidade devida e a reputação desejável. São também importantes consultores em inúmeras tomadas de decisão da organização, as quais devem agir de acordo com o seu discurso, visão, missão e valores, evitando possíveis crises e questões problemáticas que afetem ou prejudiquem a sua legitimidade e reputação. Em face do relevo e influência assumidos pelo valor de uma boa reputação, torna-se interessante compreender quais são as melhores estratégias e condutas de Relações Públicas a levar a cabo, tanto para evitar crises de reputação, como para traçar a melhor forma de agir para diminuir eventuais danos negativos na reputação da organização, ou mesmo na sua legitimidade. Esta é a problemática que este estudo se propõe esclarecer, centrando-se no contexto particular de organizações do tipo startups, disruptivas e com base tecnológica, o que torna ainda mais complexa a questão da legitimidade. Para isso, recorreu-se a um estudo de caso do evento negativo ocorrido em São Paulo, Brasil, em maio de 2019, com a holding de micromobilidade e com base tecnológica, Grow Mobility Inc, no qual a empresa ficou proibida de operar na cidade por alguns dias.
- Valorização de cinzas volantes do carvão para remoção de poluentes em meio líquidoPublication . Rosa, Teresa Sofia Cadete; Trindade, Teodoro José PereiraA produção de energia de países industrializados é ainda dependente da conversão térmica de combustíveis fósseis. Assim, surge a necessidade não só da redução de emissões de poluentes gasosos, mas também do reaproveitamento dos resíduos destas indústrias. As cinzas volantes produzidas em centrais termoelétricas são um dos exemplos de resíduos industriais. Este trabalho procurou estudar a viabilidade de valorização cinzas volantes do carvão como substrato adsorvente de substâncias químicas poluentes existentes em águas residuais e desta forma utilizar um resíduo no tratamento de um outro resíduo. A composição e propriedades das cinzas volantes foram estudadas com vista a correlacionar estes elementos com a sua utilização enquanto material adsorvente. Entre as análises realizadas encontram-se a termogravimetria, ponto de carga zero, microscopia de varrimento eletrónico, difração raios-X, FTIR, distribuição granulométrica e análises elementares e ao teor de metais. Para avaliar a da capacidade de adsorção das cinzas foram realizados ensaios de remoção de corantes têxteis: Laranja Mordente 1 (Mo1), Azul de Metileno (MeB), Azul de Metilo (Ac93), Rodamina B (Rhb) e o Azul Mordente 9 (MB9). Adicionalmente, foram testados poluentes emergentes como a Cafeína (CAF), o Paracetamol (PARA) e o Ibuprofeno (IBU). Foram também, otimizadas diferentes condições no modo de realização dos ensaios de adsorção. Aos resultados de adsorção foram aplicados os modelos de Langmuir, Freundlich e de Temkin. Optou-se por analisar somente os dados quantitativos do modelo da isotérmica de Langmuir por serem os que melhor descrevem os dados experimentais. Os resultados mostraram uma grande variação da capacidade de adsorção em função dos diferentes substratos: com o corante aniónico Mo1 obteve-se uma capacidade máxima de 125 mg/g e com o catiónico Rhb 6,7 mg/g; no caso dos poluentes emergentes obteve-se uma remoção máxima de 3 mg/g no caso do PARA. As diferenças evidenciadas na capacidade de adsorção são relacionadas com as caraterísticas dos adsorvato mas também com as caraterísticas de química superficial das cinzas. A capacidade de adsorção depende maioritariamente de componentes como SiO2 e Al2O3, (maioritários na cinza) e o desenvolvimento de cargas positivas ou negativas na superfície que interferem fortemente com o fenómeno de adsorção. Os estudos de lixiviação também realizados neste trabalho concluíram que as cinzas em estudo apresentaram concentrações muito reduzidas de metais pesados pelo que não constituem uma fonte de potencial toxicidade para as águas residuais ou efluentes a tratar.
- Motivações do consumidor em relação à escolha de alimentos biológicosPublication . Ribeiro, Paula Cristina Escaleira; Medeiros, CarlaO presente estudo visa percecionar quais são as motivações do consumidor em relação à escolha de alimentos biológicos objetivando, com base neste preceito orientador, analisar as motivações já identificadas pela Literatura que determinam a escolha de alimentos biológicos por parte dos consumidores. Analisar, também os fatores internos e externos que determinam a escolha dos alimentos biológicos e as várias variáveis que identificam o perfil do consumidor dos produtos biológicos. É ainda objetivo desta investigação aferir quais os atores que mais influenciam na escolha pelos produtos biológicos. A procura e continuado aumento do consumo de alimentos biológicos tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos, reunindo um vasto leque de pessoas em torno das suas vantagens e potenciais benefícios para a saúde e meio ambiente. Visando descobrir os motivos que explicam esta nova tendência de consumo alimentar levamos a cabo um estudo quantitativo, que, através da aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de 454 consumidores deu conta de que as principais motivações dos consumidores se prendem com razões de saúde e com a intenção de contribuir para a proteção do meio ambiente.