Repository logo
 
Publication

Interações com pares mais competentes e o seu potencial para o desenvolvimento: “os mais velhos não sabem, os pequenos ajudam”

dc.contributor.authorDesidério, Daniela Gomes
dc.contributor.authorPereira, Mónica
dc.date.accessioned2020-06-12T09:10:36Z
dc.date.available2020-06-12T09:10:36Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractPartindo da perspetiva sócio-histórica de Vygotsky de que as interações da criança com pares mais competentes são importantes oportunidades de aprendizagem, bem como de observações realizadas no decorrer da Prática Profissional Supervisionada, realizou-se uma investigação, ao longo de três meses, num jardim de infância situado em Lisboa, com crianças de diferentes idades. Esta caracterizou-se por ser uma investigação qualitativa (Bogdan & Biklen, 1994), sobre a prática (Cochran-Smith & Lytle, 1999; Ponte, 2002; 2004). Alguns autores (Folque, 1999; 2015; Katz, 1992; 2006; Niza, 1998) destacam a importância da ação do educador como promotor de interações entre crianças com diferentes idades, bem como a relevância que advém da formação de grupos heterogéneos em contextos educativos. Esta investigação teve como objetivos analisar as interações das crianças, a ação da educadorainvestigadora e as perceções das crianças, da educadora titular e dos pais sobre as interações entre crianças com idades diferenciadas. Foram utilizados como técnicas e instrumentos de recolha de dados: o inquérito por entrevista, o inquérito por questionário, a consulta documental e a observação participante. A informação recolhida indicou que as perceções das crianças, dos pais e da educadora titular são coincidentes quanto à importância das interações entre pares de diferentes idades, apesar de as crianças apontarem como pares próximos outras da mesma idade e de a organização do grupo por idades influenciar as interações entre as crianças com diferentes idades.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDesidério, D., Pereira, M. (2019) Interações com pares mais competentes e o seu potencial para o desenvolvimento: “os mais velhos não sabem, os pequenos ajudam” in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (41-51) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-10-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11830
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2019/livro_atas_4eme_vf_0.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInterações entre criançaspt_PT
dc.subjectHeterogeneidadept_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectEducador de Infânciapt_PT
dc.titleInterações com pares mais competentes e o seu potencial para o desenvolvimento: “os mais velhos não sabem, os pequenos ajudam”pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage51pt_PT
oaire.citation.startPage41pt_PT
oaire.citation.titleAtas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Interações com pares maiscompetentes e o seupotencial para odesenvolvimentolivro_atas_4eme.pdf
Size:
122.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections