Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
122.21 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Partindo da perspetiva sócio-histórica de Vygotsky de que as interações da criança com pares
mais competentes são importantes oportunidades de aprendizagem, bem como de observações
realizadas no decorrer da Prática Profissional Supervisionada, realizou-se uma investigação, ao
longo de três meses, num jardim de infância situado em Lisboa, com crianças de diferentes
idades. Esta caracterizou-se por ser uma investigação qualitativa (Bogdan & Biklen, 1994), sobre
a prática (Cochran-Smith & Lytle, 1999; Ponte, 2002; 2004).
Alguns autores (Folque, 1999; 2015; Katz, 1992; 2006; Niza, 1998) destacam a importância da
ação do educador como promotor de interações entre crianças com diferentes idades, bem
como a relevância que advém da formação de grupos heterogéneos em contextos educativos.
Esta investigação teve como objetivos analisar as interações das crianças, a ação da educadorainvestigadora
e as perceções das crianças, da educadora titular e dos pais sobre as interações
entre crianças com idades diferenciadas.
Foram utilizados como técnicas e instrumentos de recolha de dados: o inquérito por entrevista,
o inquérito por questionário, a consulta documental e a observação participante.
A informação recolhida indicou que as perceções das crianças, dos pais e da educadora titular
são coincidentes quanto à importância das interações entre pares de diferentes idades, apesar
de as crianças apontarem como pares próximos outras da mesma idade e de a organização do
grupo por idades influenciar as interações entre as crianças com diferentes idades.
Description
Keywords
Interações entre crianças Heterogeneidade Educação pré-escolar Educador de Infância
Citation
Desidério, D., Pereira, M. (2019) Interações com pares mais competentes e o seu potencial para o desenvolvimento: “os mais velhos não sabem, os pequenos ajudam” in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (41-51) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa