Repository logo
 
Publication

Relações entre pares: fatores para a formação do grupo de pares

dc.contributor.advisorFuertes, Marinapt_PT
dc.contributor.authorCosta, Joana Filipa Santos
dc.date.accessioned2022-03-21T11:45:00Z
dc.date.available2022-03-21T11:45:00Z
dc.date.issued2021-07-12
dc.descriptionRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório tem como objetivo a apresentação, de forma reflexiva e fundamentada, da minha intervenção educativa durante todo o período da Prática Profissional e Supervisionada II (PPS II) num contexto de Jardim de Infância (JI), mais especificamente, num grupo de crianças entre os 3 e os 6 anos de idade. No decorrer do período de estágio, tive a oportunidade de conhecer e contactar com uma nova prática educativa, que me possibilitou a aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento de diversas competências essenciais para o meu futuro profissional. Adicionalmente, refleti acerca das aprendizagens efetuadas; fiquei a conhecer o grupo de crianças e a equipa educativa que o acompanhava, que me auxiliou no planeamento e dinamização das atividades, e avaliei a minha prática educativa, sendo que, no conjunto, todos estes aspetos contribuíram para a construção da minha profissionalidade educativa. O presente relatório apresenta uma pesquisa sobre a amizade, que emergiu a partir das observações que recolhi da minha prática. A pesquisa tinha como objetivo ouvir as opiniões das crianças e tomar conhecimento das suas ideias, relativamente aos fatores subjacentes às escolhas das crianças em idade pré-escolar. Para o efeito, entrevistei 11 crianças com recurso a pranchas de imagens, em que as questionei em qual/quais da/s imagem/imagens apresentadas é que as crianças tinham uma relação de amizade. Os resultados indicaram que as crianças participantes do estudo consideram que a amizade não se define pelo sexo ou idade das crianças, mas sim por ser uma relação de partilha de afetos e em que a brincadeira é a atividade central para essa interação. Enquanto futura educadora, procurarei estabelecer relações afetivas, respeito e cooperação entre mim e os diversos intervenientes dos contextos socioeducativos (crianças, famílias e equipa educativa); na valorização e promoção das capacidades e aprendizagens das crianças, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento e, por último, no reconhecimento da criança enquanto sujeito e agente do processo educativo.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report aims to present, in a reflective and well-founded way, my educational intervention throughout the period of Professional and Supervised Practice II (PPS II) in a Kindergarten (JI) context, more specifically, in a group of children between 3 and 6 years of age. During the internship period, I had the opportunity to get to know and get in touch with a new educational practice, which enabled me to acquire new knowledge and develop several essential skills for my professional future. Additionally, I reflected on the lessons learned; I got to know the group of children and the educational team that accompanied them, who helped me in planning and dynamizing the activities, and I evaluated my educational practice, and, together, all these aspects contributed to the construction of my educational professionality. This report presents a survey of friendship that emerged from the observations I gleaned from my practice. The research aimed to listen to children's opinions and learn about their ideas regarding the factors underlying preschool children's choices. For this purpose, I interviewed 11 children using image boards, in which I asked them in which/which image/images presented did the children have a friendly relationship. The results indicated that the children participating in the study consider that friendship is not defined by the children's gender or age, but rather because it is a relationship of sharing affections and in which play is the central activity for this interaction. As a future educator, I will seek to establish affective relationships, respect and cooperation between myself and the various stakeholders in socio-educational contexts (children, families and educational team); in valuing and promoting the abilities and learning of children, in order to contribute to their development and, finally, in recognizing the child as a subject and agent of the educational process.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCosta, J. F. S. (2021). Relações entre pares: fatores para a formação do grupo de pares (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14503pt_PT
dc.identifier.tid202935647
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14503
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectFormação de amizadespt_PT
dc.subjectTarefa de preferênciaspt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectForming friendshipspt_PT
dc.subjectPreference taskpt_PT
dc.titleRelações entre pares: fatores para a formação do grupo de parespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório_ Joana Costa_ 2019078.pdf
Size:
2.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format