Repository logo
 
Publication

Cine-grafias: o filme de arte poética como forma de documento subjectivo

dc.contributor.authorChinita, Fátima
dc.date.accessioned2023-11-09T17:05:00Z
dc.date.available2023-11-09T17:05:00Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractNaquilo que Laura Rascaroli (2009) designa como cinema subjectivo e Alain Bergala (1988), Jean-Pierre Esquenazi e Alain Gardies (2006) apelidam de cinema do Eu encontramos documentários metacinematográficos, simultaneamente (auto)reflexivos e sobre o cinema em geral. Nesta categoria, o hibridismo formal e de conteúdo faz-se sentir sobretudo no Filme-ensaio e no Auto-retrato que mostram o cineasta como um profissional de cinema em plena actividade. Em ambos os casos existe auto-representação, sendo que o cineasta se interpreta a si mesmo com contornos autobiográficos. Em algumas situações podemos desaguar no Filme de Arte Poética (do latim ars poetica) segundo Yannick Mouren (2009), que manifesta de modo autoconsciente e discursivo a práxis cinematográfica do artista; ou então no Filme Testamento, uma resenha artística do próprio criador em fim de carreira. O modo como estes conceitos e práticas se intersectam de forma cada vez mais híbrida, leva-me a defender o conceito de Cine-Grafias, aplicado a formas cinematográficas de escrita, a um tempo expressivas e voltadas para o Eu do artista. A última longa-metragem de Jean Cocteau, Le testament d’Orphée, ou ne me demandez pas pourquoi! (1960), será o estudo de caso em apreço, permitindo-me concluir que as cine-grafias são autênticos documentos – que atestam de uma existência concreta – não obstante a sua relação com o real ser batente duvidosa – mas que funcionam prioritariamente como textos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - In what Laura Rascaroli (2009) calls subjective cinema and Alain Bergala (1988) and Jean-Pierre Esquenazi & Alain Gardies (2006) label cinema of the self (le cinéma du Je) one finds metacinematic documentaries, both (self-)reflexive and about cinema in general. In this broad category, the hybridity of form and contents is mostly felt in the Essay films and in Self-portraits that convey the director at work as a film professional. In both cases there is self-representation since the filmmaker portrays him- or herself with an autobiogra- phic leaning. Some situations, derived from these, may result in the Poetic Art Film (from the Latin ars poetica), which manifest the artist’s cinematic praxis together with a self-cons- cious discourse on it, as claimed by Yannick Mouren (2009). Or else they result in the Film Testament, an artistic overview undertaken by the creators themselves at the end of their cinematic careers. The way these practices intersect in an increasingly hybrid fashion, leads me to advocate for the concept of Cine-Writings, standing for cinematic writing practices, at once expressive and turned towards the artist’s Self. Jean Cocteau’s last feature film Le testament d’Orphée, ou ne me demandez pas pourquoi! [Orpheus’ Testament, or Do Not Ask Me Why!] 1960), will be the case study analyzed here, enabling me to conclude that cine- -writings are true documents, regardless of their dubious relationship with the real.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.25768/1646-477x.n34.07pt_PT
dc.identifier.issn1646-477X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16608
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade da Beira Interior; Universidade Estadual de Campinaspt_PT
dc.relationFCT UIDB/05021/2020pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/1322pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMetacinemapt_PT
dc.subjectFilme-ensaiopt_PT
dc.subjectAuto-retratopt_PT
dc.subjectAutoficçãopt_PT
dc.subjectFilme de arte poéticapt_PT
dc.subjectFilme testamentopt_PT
dc.subjectEssay filmpt_PT
dc.subjectSelf-portraitpt_PT
dc.subjectAutofictionpt_PT
dc.subjectFilm testamentpt_PT
dc.titleCine-grafias: o filme de arte poética como forma de documento subjectivopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage112pt_PT
oaire.citation.issue34pt_PT
oaire.citation.startPage95pt_PT
oaire.citation.titleDOC On-line. Revista Digital de Cinema Documentáriopt_PT
person.familyNameMata
person.givenNameMaria
person.identifier.orcid0000-0001-7494-1039
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4e5f0177-6b2a-4c33-8259-2ff05d9c945a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4e5f0177-6b2a-4c33-8259-2ff05d9c945a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Cine-grafias_2023.pdf
Size:
406.12 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections