Repository logo
 
Publication

Ansiedade nos alunos do ensino básico e secundário de música: estudo comparativo e eficácia de estratégias de estudo aplicadas

datacite.subject.fosHumanidades::Artes
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorRamos, Ricardo
dc.contributor.authorCândido, Ana Isabel Pereira
dc.date.accessioned2025-11-03T14:56:20Z
dc.date.available2025-11-03T14:56:20Z
dc.date.issued2025-01-23
dc.descriptionRelatório de Estágio de Mestrado apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Ensino de Música.
dc.description.abstractResumo I – Prática Pedagógica O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Estágio do Ensino Especializado, contemplado no Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa, no Instituto Politécnico de Lisboa, sob a orientação do Professor Ricardo Ramos. O estágio de ensino especializado foi realizado em modalidade de observação durante todo o ano letivo de 2023/2024, na Academia de Música de Castelo de Paiva, onde aprimorei o meu conhecimento a vários níveis, descritos e detalhados nesta primeira parte do relatório de estágio. Ainda sobre a parte correspondente à prática pedagógica, foi feita uma caracterização da escola, com uma breve contextualização histórica e informações relevantes acerca da atualidade da escola, e dos alunos visados pelo estágio. Foram selecionados três alunos de níveis diferentes: um aluno de iniciação, um aluno de terceiro grau (ensino básico) e um aluno do sétimo grau (ensino secundário), e para cada um deles, foram preenchidas 27 Fichas de Observação, 3 Planos de Aula e 1 Planificação Anual. Em anexo, foram entregues as Fichas de Observação, Planos de Aula e Planificações Anuais, que contêm diversas ferramentas e estratégias essenciais, observadas e ensinadas em aula, que poderão ser um acessório indispensável para professores em início de atividade profissional.por
dc.description.abstractABSTRACT I – Pedagogical practice This internship report was written as part of the Specialized Teaching Internship, included in the Master's Degree in Music Teaching at the Escola Superior de Música de Lisboa, at the Instituto Politécnico de Lisboa, under the guidance of Professor Ricardo Ramos. The specialized teaching internship was carried out in observation mode throughout the 2023/2024 academic year, at the Academia de Música de Castelo de Paiva, where I improved my knowledge at various levels, described and detailed in this first part of the internship report. Still regarding the part corresponding to pedagogical practice, a characterization of the school was made, with a brief historical context and relevant information about the current situation of the school, and the students targeted by the internship. Three students of different levels were selected: a beginner student, a third-grade student (basic education) and a seventh-grade student (secondary education), and for each of them, 27 Observation Forms, 3 Lesson Plans and 1 Annual Plan were completed. Attached are the Observation Sheets, Lesson Plans and Annual Planning, which contain several essential tools and strategies, observed and taught in class, which could be an indispensable accessory for teachers starting out in their professional careers.eng
dc.description.abstractResumo II – Projeto de Investigação A segunda parte deste relatório foi dedicada ao meu projeto de investigação, cujo objetivo é investigar e comparar os níveis dos distúrbios psicológicos de ansiedade e depressão com a literatura existente, como meio de saber se os níveis podem ser considerados iguais, menores ou maiores, bem como investigar a eficácia das estratégias de estudo que podem ser implementadas, de modo a auxiliar os alunos a ultrapassar as dificuldades que surjam face a este distúrbio psicológico. Uma extensa revisão da literatura existente foi realizada, analisando os níveis de ansiedade e de outros distúrbios psicológicos que podem estar presentes durante a adolescência, tais como o Distúrbio de Ansiedade Generalizada, o Distúrbio de Pânico, o Distúrbio de Ansiedade Social e a Depressão. Com esta revisão de literatura pretendo conhecer melhor os distúrbios de ansiedade e a depressão; saber se existe uma conexão entre a ansiedade e a depressão; como os adolescentes são afetados por estes distúrbios e, por fim, o impacto da ansiedade no desenvolvimento escolar. Pretendo também, avaliar o nível de ansiedade dos alunos de fagote e, através de estratégias de estudo, perceber se os alunos conseguem aprender como controlar melhor a ansiedade. Como metodologia, foi aplicado o questionário RCADS em três academia: a Academia de Música de Castelo de Paiva (AMCP), a Academia d’Artes de Cinfães (AAC) e a Academia de Artes de Chaves (AAChaves). O mesmo questionário foi também aplicado com os alunos de fagote destas academias, em quatro fases do ano letivo, para avaliar a eficácia das estratégias de estudo aplicadas com a ajuda da elaboração de uma agenda de estudo semanal. De acordo com os resultados obtidos, a prevalência dos distúrbios de ansiedade e depressão são consideradas altas e há uma prevalência significativa destes distúrbios no género feminino. A classe de fagote também revela níveis elevados, no entanto, não é possível estabelecer uma prevalência de género, devido à grande diferença de alunos do género feminino e masculino. As estratégias aplicadas com a ajuda da agenda de estudo semanal revelaram-me benéficas e eficazes no controlo da ansiedade e os alunos conseguiram melhorar o seu desempenho escolar.por
dc.description.abstractABSTRACT II – Research The second part of this report was dedicated to my research project, which aims to investigate and compare the levels of psychological disorders of anxiety and depression with the existing literature, as a means of knowing whether the levels can be considered equal, lower or higher, as well as investigating the effectiveness of study strategies that can be implemented in order to help students overcome the difficulties that arise in the face of this psychological disorder. An extensive review of the existing literature was carried out, analyzing the levels of anxiety and other psychological disorders that may be present during adolescence, such as Generalized Anxiety Disorder, Panic Disorder, Social Anxiety Disorder and Depression. With this literature review I intend to learn more about anxiety disorders and depression; to know if there is a connection between anxiety and depression; how adolescents are affected by these disorders and, finally, the impact of anxiety on school development. I also intend to assess the level of anxiety of bassoon students and, through study strategies, to understand whether students can learn how to better control anxiety. As a methodology, the RCADS questionnaire was applied in three academies: the Castelo de Paiva Music Academy (AMCP), the Cinfães Arts Academy (AAC) and the Chaves Arts Academy (AAChaves). The same questionnaire was also applied to bassoon students from these academies, in four phases of the school year, to assess the effectiveness of the study strategies applied with the help of the preparation of a weekly study schedule. According to the results obtained, the prevalence of anxiety disorders and depression is considered high and there is a significant prevalence of these disorders in females. The bassoon class also shows high levels, however, it is not possible to establish a gender prevalence, due to the large difference between female and male students. The strategies applied with the help of the weekly study schedule proved to be beneficial and effective in controlling anxiety and the students were able to improve their academic performance.eng
dc.identifier.citationCândido, A.I.P. (2025). Ansiedade nos alunos do ensino básico e secundário de música: Estudo comparativo e eficácia de estratégias de estudo aplicadas. [Relatório de Estágio de Mestrado, Escola Superior de Música de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/22222por
dc.identifier.tid203880714
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/22222
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEnsino de músicapor
dc.subjectSaúde mentalpor
dc.subjectAnsiedadepor
dc.subjectDepressãopor
dc.subjectStresspor
dc.subjectAlunos de músicapor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectEstudopor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectDistúrbios de ansiedadepor
dc.subjectAPM-Ansiedade na Performance Músicapor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectMusic educationeng
dc.subjectMental healtheng
dc.subjectAnxietyeng
dc.subjectDepressioneng
dc.subjectMusic studentseng
dc.subjectStrategieseng
dc.subjectStudyeng
dc.subjectTeenagerseng
dc.subjectAnxiety disorderseng
dc.titleAnsiedade nos alunos do ensino básico e secundário de música: estudo comparativo e eficácia de estratégias de estudo aplicadaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio - Ana Cândido.pdf
Size:
1.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: