Repository logo
 
Publication

O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas

dc.contributor.advisorRosa, Joãopt_PT
dc.contributor.authorCavaco, Ana Júlia de Gouveia Jorge
dc.date.accessioned2018-02-01T10:18:42Z
dc.date.available2018-02-01T10:18:42Z
dc.date.issued2017-04-07
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório tem como objetivo relatar de forma reflexiva, crítica e fundamentada a Prática Profissional Supervisionada (PPS) realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com ênfase no contexto de Jardim de Infância (JI), abordando as intenções definidas para a ação pedagógica. O estudo de intervenção realizado tem como objetivo verificar o impacto da utilização de robôs no desenvolvimento de competências básicas, numa sala de pré-escolar. Avaliaram-se os efeitos da intervenção tendo em conta a capacidade das crianças de (i) identificar números e letras; (ii) demonstrar competências grafo percetivas; (iii) nomear figuras e cores e (iv) realizar somas. Neste estudo participaram dezoito crianças a frequentar um jardim de infância da rede pública, que foram divididas em dois grupos segundo a sua preferência para participar ou não no projeto de robótica, em grupo de intervenção e grupo de controlo. Cada um dos grupos era comporto por um igual número de crianças, sendo que as crianças do grupo de intervenção participaram num projeto desenvolvido tendo em conta a Metodologia de Trabalho por Projeto (MTP). Os resultados obtidos revelam uma progressão significativa entre o pré-teste e o pós-teste em todas as crianças. Isto deve-se ao facto de apesar de apenas ter existido intervenção com um grupo, as crianças conversarem entre si e explicarem aos colegas o que aprenderam, transmitindo os seus conhecimentos ao restante grupo. No entanto, ao comparar as médias dos dois grupos é possível verificar que as crianças que realizaram o projeto apresentam médias superiores na variável somas.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report’s purpose is to describe in a reflective, critic and reasoned way the Supervised Professional Practice done in the Preschool Education Master’s Degree, with emphasis in the context of Kindergarten, in which the intentions defined for the pedagogical action are showed. The goal of the intervention study that was done was to verify the impact of using robots in the development of basic skills, in a kindergarten’s class. The effects of the intervention were evaluated considering the children’s ability to (i) identify numbers and letters; (ii) demonstrate graph perceptive skills; (iii) name figures and colours; and (iv) perform sums. Is this study participated eighteen children attending a kindergarten of the public network, which were divided into two groups according to their preference to participate or not in the robotics project, the intervention group and the control group. Both groups were formed by and equal number of children, the difference being that the intervention group’s children participated in a project developed considering the Work by Project Methodology. The achieved results reveal a significant progression between the pre-test and the post-test in all the children. That is because even though the intervention only existed with one group, the children talk with each other and they explained to one another what they learned, transmitting their knowledge to the rest of the group. However, comparing the means of the two groups it’s possible to verify that the children that were involved in the project show superior means in the sums variable.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201823713
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8007
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRobóticapt_PT
dc.subjectRobôspt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectRoboticsen
dc.subjectRobotsen
dc.subjectLearningen
dc.titleO papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
MEPE_PPS_JI_Relatório_Ana_Júlia_Cavaco_2015168_SEM_ANEXOS.pdf
Size:
584.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: