Repository logo
 
Publication

Influência do ensino da música em outras áreas do saber: estudo comparativo em turmas do ensino articulado de música do 2º e 3º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorDelgado, Mário Manuel Barrela da Silva
dc.contributor.authorLopes, Pedro Joaninho
dc.date.accessioned2022-11-10T16:59:10Z
dc.date.available2022-11-10T16:59:10Z
dc.date.issued2022-11-18
dc.descriptionRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, conforme Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio.pt_PT
dc.description.abstractResumo I – Prática Pedagógica - O presente relatório faz parte integrante da unidade curricular de Estágio do Ensino Especializado, do Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Música de Lisboa. Expõe os requisitos do processo de ensino-aprendizagem, e as competências pedagógicas e didáticas necessárias para a docência do instrumento de guitarra-jazz. Na primeira secção, descreve-se a atividade relativa à prática pedagógica, realizada durante o ano letivo de 2020/2021, na modalidade de observação, na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, no Curso Profissional de Instrumentista de Jazz, nas turmas do professor Mauro Ribeiro. É feita uma caracterização da escola, contextualização histórica e meio envolvente, tal como uma descrição da oferta educativa, com especial enfoque no curso profissional de instrumentista de jazz. Segue-se uma caracterização da turma de instrumento e seus alunos e uma descrição das aulas observadas e lecionadas, alvo de intervenção da prática pedagógica. No total, foram observadas 81 aulas de instrumento, repartidas em três anos distintos, junto de 3 alunos de níveis diferentes, e lecionadas 3 aulas a cada aluno respetivamente, correspondendo a um total de 9 aulas. Para além da observação e lecionação de aulas, são também apresentadas outras atividades que decorreram na escola, como complemento formativo. No final, surge uma análise crítica e apreciação global sobre a prática pedagógica, evidenciando os aspetos mais importantes do estágio.pt_PT
dc.description.abstractResumo II – Projeto de Investigação - Na segunda secção do relatório é apresentado o trabalho de investigação, que se debruça sobre o ensino artístico especializado da música em estabelecimentos de ensino público. Procurou-se dar resposta à questão central que é saber se os estudantes de música do 2º e 3º ciclo do ensino articulado são ou não melhores alunos em outras áreas do conhecimento, como a Matemática ou o Inglês, comparativamente a alunos do ensino regular e se tal contribui ou não para o seu aproveitamento escolar. A investigação foi realizada nas escolas EB2 Dr. Manuel Oliveira Perpétua e na escola Secundária de Porto de Mós, ambas pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Porto de Mós. Escolhi a disciplina de Matemática por requerer um raciocínio lógico dedutivo semelhante ao requerido frequentemente pelo estudo da música e a disciplina de Inglês por ser uma língua estrangeira que requer mecanismos cerebrais idênticos aos necessários ao estudo da música. A metodologia utilizada consistiu em fazer um estudo comparativo entre as classificações obtidas por cinco turmas do regime articulado de música e outras cinco do regime regular do 5º ao 9º ano de escolaridade, perfazendo todo o 2º e 3º ciclos do ensino básico. As classificações em estudo foram as referentes ao 3º período do ano letivo 2018/2019, por serem classificações finais, indicadoras do valor académico dos alunos e que ditam a sua transição ou retenção e por serem as últimas de final de ano, disponíveis no Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, na época pré-pandemia COVID-19.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I – Pedagogical Practice - This report is an integral part of the curricular unit of Internship in Specialized Education, of the Master in Music Education, at the Lisbon Superior School of Music. It exposes the requirements of the teaching-learning process, and the pedagogical and didactic skills necessary for teaching the jazz guitar instrument. In the first section, the activity related to the pedagogical practice, carried out during the academic year of 2020/2021, in the modality of observation, at the Artistic School of the Conservatory of Music of Coimbra, in the Professional Course of Jazz Instrumentalist, in the classes of Professor Mauro Ribeiro. A characterization of the school, historical context and environment is made, as well as a description of the educational offer, with special focus on the professional jazz instrumentalist course. There follows a characterization of the instrument class and its students, and a description of the classes observed and taught, target of intervention in the pedagogical practice. In total, 81 instrument lessons were observed, divided into three different years, with 3 students of different levels, and 3 lessons were taught to each student respectively, corresponding to a total of 9 lessons. In addition to the observation and teaching of classes, other activities that took place at the school are also given as a training complement. In the end, there is a critical analysis and global appreciation of the pedagogical practice, highlighting the most important aspects of the internship.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II – Research Project - The second section of the report presents the research work, which focuses on the specialized artistic teaching of music in public education establishments. We sought to answer the central question of knowing whether music students in the 2nd and 3rd cycle of articulated education are better students in other areas of knowledge, such as Mathematics or English, compared to students in regular education and if this contributes or not to your school performance. The investigation was carried out at the EB2 Dr. Manuel Oliveira Perpétua schools and at the Porto de Mós Secondary School, both belonging to the Porto de Mós School Group. I chose the subject of Mathematics because it requires deductive logical reasoning similar to that often required for the study of music, and the subject of English because it is a foreign language that requires brain mechanisms identical to those necessary for the study of music. The methodology used consisted of carrying out a comparative study between the classifications obtained by five groups from the articulated music regime and another five from the regular regime from the 5th to the 9th grade, covering the entire 2nd and 3rd cycles of basic education. The grades under study were those for the 3rd period of the 2018/2019 school year, as they are final grades, indicators of the academic value of the students and that dictate their transition or retention and because they are the last grades at the end of the year, available in the Group of Porto de Mós schools, in the pre-pandemic period COVID-19.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202810046
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15093
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectCurso profissional de instrumentista de jazzpt_PT
dc.subjectEnsino da músicapt_PT
dc.subjectRegime articuladopt_PT
dc.subjectAproveitamento escolarpt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.subjectArticulated regimept_PT
dc.subjectSchool achievementpt_PT
dc.titleInfluência do ensino da música em outras áreas do saber: estudo comparativo em turmas do ensino articulado de música do 2º e 3º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleInfluência do ensino da música em outras áreas do saber: estudo comparativo em turmas do ensino articulado de música do 2º e 3º ciclo do ensino básicopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio - Pedro Joaninho Lopes.pdf
Size:
4.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: