Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-18"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A guerra na Ucrânia no Correio da Manhã online: a cobertura noticiosa em diretoPublication . Novais, Filipa Daniela de Sousa; Mata, Maria JoséEste relatório de estágio faz parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, pertencente ao Instituto Politécnico de Lisboa. O presente trabalho académico resulta da observação participante realizada no decorrer de um estágio curricular no site do Correio da Manhã, durante três meses (entre 5 de abril e 5 de julho), e da investigação académica que teve como objeto de estudo a forma como este site correspondeu à necessidade de atualizar a audiência, em tempo real, sobre aquilo que se estava a passar na Ucrânia, a primeira guerra ‘em direto’. No âmbito deste relatório de estágio conseguimos perceber a dinâmica de atualização do liveblog do Correio da Manhã sobre a guerra na Ucrânia, que foi mudando quer de frequência, quer de assuntos abordados, consoante o passar do tempo. No início a publicação de novas informações estava muito presente no dia-a-dia do jornalista, que priorizava os conteúdos provenientes de fontes de informação credíveis, como agências noticiosas ou órgãos políticos. Com o passar dos meses, e com o valor-noticia novidade a perder relevância, a frequência de atualização diminuiu e os assuntos abordados deixaram de ser principalmente os ataques, mas ganharam também destaque as decisões políticas.
- Influência do ensino da música em outras áreas do saber: estudo comparativo em turmas do ensino articulado de música do 2º e 3º ciclo do ensino básicoPublication . Lopes, Pedro Joaninho; Delgado, Mário Manuel Barrela da SilvaResumo I – Prática Pedagógica - O presente relatório faz parte integrante da unidade curricular de Estágio do Ensino Especializado, do Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Música de Lisboa. Expõe os requisitos do processo de ensino-aprendizagem, e as competências pedagógicas e didáticas necessárias para a docência do instrumento de guitarra-jazz. Na primeira secção, descreve-se a atividade relativa à prática pedagógica, realizada durante o ano letivo de 2020/2021, na modalidade de observação, na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, no Curso Profissional de Instrumentista de Jazz, nas turmas do professor Mauro Ribeiro. É feita uma caracterização da escola, contextualização histórica e meio envolvente, tal como uma descrição da oferta educativa, com especial enfoque no curso profissional de instrumentista de jazz. Segue-se uma caracterização da turma de instrumento e seus alunos e uma descrição das aulas observadas e lecionadas, alvo de intervenção da prática pedagógica. No total, foram observadas 81 aulas de instrumento, repartidas em três anos distintos, junto de 3 alunos de níveis diferentes, e lecionadas 3 aulas a cada aluno respetivamente, correspondendo a um total de 9 aulas. Para além da observação e lecionação de aulas, são também apresentadas outras atividades que decorreram na escola, como complemento formativo. No final, surge uma análise crítica e apreciação global sobre a prática pedagógica, evidenciando os aspetos mais importantes do estágio.