Repository logo
 
Publication

O papel do educador na inclusão de crianças que não falam português: Comportamentos e estratégias

dc.contributor.advisorPereira, Mónicapt_PT
dc.contributor.authorPereira, Rute Cláudia Duarte
dc.date.accessioned2019-12-17T10:57:52Z
dc.date.available2019-12-17T10:57:52Z
dc.date.issued2019-07-24
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO documento em questão consiste na elaboração e na apresentação de um relatório de investigação no âmbito da prática Profissional Supervisionada II, que decorreu entre 1 de Outubro de 2018 e 21 de Janeiro de 2019. O relatório apresentado tem como objetivo partilhar e revelar as vivências, as experiências, as aprendizagens e as evidências observadas e registadas durante o período da prática educativa. Nomeadamente, a caracterização do ambiente socioeducativo e o meio onde se insere a organização, a descrição do processo de planeamento, de intervenção e de avaliação e ainda, o estudo de uma problemática emergente observada no contexto da PPS II. Todos estes registos resultam de uma análise reflexiva e fundamentada de toda a informação recolhida. Posto isto, a questão da importância da inclusão das crianças para as quais o português não é a língua materna, revelou-se como uma questão fundamental a ser investigada para este contexto específico. Do ponto de vista metodológico, esta caracteriza-se por ser uma investigação qualitativa realizada através de uma investigação sobre a própria prática, na medida em que, o investigador interage com o campo e com os seus membros na procura ativa de conhecimento (Flick, 2015) e tem o intuito de perceber quais as estratégias que podem ser desenvolvidas e utilizadas pelo educador e qual o seu papel como facilitador da inclusão de uma criança cuja língua materna não é o português, no grupo. No âmbito desta investigação, pode constatar-se que as estratégias implementadas se constituiram como um fator decisivo para uma maior inclusão, melhorando as relações entre todo o grupo, resultando num fator potenciador para um desenvolvimento integrado. No capítulo final deste relatório, é enfatizado o papel da prática tanto em creche como em jardim de infância e o contributo dessas mesmas experiências para a construção da minha identididade profissional como futura educadora de infância.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This document consists in the elaboration and presentation of a report of investigation within the scope of Supervised Professional Practice, that took place between the 1st of October 2018 and the 21st of January 2019. This report intends to share and reveal the experiences and the evidences observed and registered in the period of the educational practice. Namely, the characterization of the socio-educational context and the environment where the organization is located in and the description of the whole process of planning, intervention and evaluation. Still, the study of an emerging problem in the context where the PPS II took place. All of the gathered information was submitted to a research process and thought about profoundly. From what has been said before, the importance of equality and inclusion of children whose mother tongue is not Portuguese has revealed to be a crucial question to be studied and considered, specifically for this group of children. From a methodological point of view, I chose a qualitative approach to collect important data and an action research regarding a change and an improvement in the approach towards these children. I took part in the investigation, trying to look for knowledge and applying it, and also with the intention of understanding the alterations observed and/or found through those strategies. Also in the scope of this study, we can verify that the strategies and activities developed during the investigation were a decisive factor for inclusion, improving the relations between the children, and finally resulting in a positive influence for an integrated and healthy child development. In the final chapter of this report it is emphasized how the practice carried out in the day care and kindergarden contexts contributed to the construction of my professional identity as a future kindergarden teacher.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationPereira, R. C. D. (2019). O papel do educador na inclusão de crianças que não falam português: Comportamentos e estratégias (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10885pt_PT
dc.identifier.tid202315258
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10885
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDiversidade culturalpt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectPapel do educadorpt_PT
dc.subjectCultural diversitypt_PT
dc.subjectCitizenshippt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectRole of the educatorpt_PT
dc.titleO papel do educador na inclusão de crianças que não falam português: Comportamentos e estratégiaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RelatórioFinal_revisto_Rute Pereira.pdf
Size:
2.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: