Repository logo
 
Publication

Educação artística na ESELx: trajetória de um mestrado

dc.contributor.authorFalcão, Miguel
dc.contributor.authorLeite, Teresa
dc.contributor.authorPereira, Teresa Matos
dc.contributor.authorMendes, Ana Bela
dc.date.accessioned2020-07-17T15:07:19Z
dc.date.available2020-07-17T15:07:19Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA Educação Artística (EA) tem sido uma preocupação de vários organismos internacionais, nomeadamente da UNESCO, os quais têm vindo a definir orientações para a sua implementação em todo o mundo, salientando a sua importância no desenvolvimento global do indivíduo, acentuando a necessidade de programas que estimulem a diversidade de expressões e da criatividade, considerando a EA como um instrumento capaz não só de desenvolver capacidades individuais, mas, principalmente, de provocar a construção de sociedades criativas, culturalmente conscientes e reflexivas. Preconiza-se uma EA para todos, como parte integrante dos curricula escolares ou em contextos de educação não formal e informal, evidenciando-se as suas dimensões estética, sociocultural, crítica, cognitiva e de produção criadora. Através do domínio das linguagens próprias das expressões artísticas, o indivíduo aumentará as suas competências de comunicação, adquirindo um conhecimento de si e do seu envolvimento, pela agilização que os mecanismos inerentes à produção artística articulam. Consciente desta problemática e para dar resposta a este repto, a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) criou o Mestrado em Educação Artística (MEA), com as especializações de teatro e artes plásticas na educação, proporcionando a muitos profissionais destas áreas – docentes, animadores, atores, artistas plásticos, entre outros – uma oportunidade para colmatarem lacunas constatadas após a formação inicial, ao mesmo tempo que perspetivam abordagens atualizadas à EA. No momento em que o MEA inicia a sua 4ª edição (as anteriores funcionaram nos biénios 2010-2012, 2011-2013 e 2013-2015), procura-se elaborar, nesta comunicação, um balanço do percurso realizado ao longo destes anos, analisando (i) o plano de estudos e a forma como o curso operacionaliza o quadro concetual em que assenta, (ii) os assuntos/temas, bem como os contextos e os processos e técnicas de investigação, que mais têm captado o interesse dos estudantes nos seus projetos ou dissertações e, ainda, (iii) os dados disponíveis sobre a empregabilidade dos estudantes e a repercussão que a frequência do curso tem tido nas suas atividades profissionais.pt_PT
dc.description.abstractArts Education (AE) has been a concern of several international organizations, including UNESCO, which have come to define guidelines for its implementation worldwide, emphasizing its importance in the overall development of the individual , emphasizing the need for programs to encourage the diversity of expression and creativity, considering the EA as a tool not only able to develop individual skills , but mainly to cause the construction of creative societies , culturally aware and reflective . The challenge is an AE for all as part of school curricula or non-formal and informal education contexts, demonstrating their aesthetic dimensions, sociocultural, critical, cognitive and creative production. Through the field of own language of artistic expression, the individual will increase their sensitive communication skills, gaining knowledge of themselves and of their involvement, by streamlining the mechanisms inherent in artistic production articulate. Aware of this problem and to respond to this challenge , the ESELx created the Master in Arts Education (MAE) , with specializations theater and visual arts in education, providing many professionals in these areas – teachers, animators, actors, artists, among others – an opportunity plugging gaps identified after the initial training, while envisage update approaches to AE. By the time MAE starts its 4th edition (earlier worked in the bienniums 2010-2012, 2011-2013 and 2013-2015), seeks to develop in this communication, a path of balance carried over the years, analyzing (i) the study plan and the way the course operationalize the conceptual framework on which, (ii) the issues/ topics, as well as the contexts and processes and research techniques that have most captured the interest of students in their projects or dissertations, and also (iii) the data available on the employability of students and the impact that the frequency of the course has had on their professional activities.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationFalcão, M., Leite, T., Pereira, T., Mendes, A. (2016) Educação artística na ESELx: trajetória de um mestrado in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (203-221) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95733-7-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12049
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2016/atas_enc.cied_web.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectMestrado em educação artísticapt_PT
dc.subjectTeatro na educaçãopt_PT
dc.subjectFormação pós-graduadapt_PT
dc.subjectEducation in artpt_PT
dc.subjectMaster in art educationpt_PT
dc.subjectTheatre in educationpt_PT
dc.subjectVisual arts in educationpt_PT
dc.subjectPost-graduate educationpt_PT
dc.titleEducação artística na ESELx: trajetória de um mestradopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage221pt_PT
oaire.citation.startPage203pt_PT
oaire.citation.titleAtas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educaçãopt_PT
person.familyNameFalcão
person.familyNameLeite
person.familyNameMatos Pereira
person.familyNamemendes
person.givenNameMiguel
person.givenNameTeresa
person.givenNameTeresa
person.givenNameana bela
person.identifier.ciencia-id2A1B-2FDE-132C
person.identifier.ciencia-id4A1C-9290-92E0
person.identifier.orcid0000-0002-5506-0516
person.identifier.orcid0000-0003-2969-9882
person.identifier.orcid0000-0002-4028-4891
person.identifier.orcid0000-0002-4099-165X
person.identifier.scopus-author-id55798180500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione5f2fbf4-97c9-4b0c-b8ad-017e16dfca78
relation.isAuthorOfPublication265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975
relation.isAuthorOfPublication245e619d-43f0-44fd-9bff-7288172fd4d0
relation.isAuthorOfPublicatione01f4e4c-f334-41bd-84a9-e354307d0812
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Educação artística na ESELxatas_vii_enc.cied.pdf
Size:
472.26 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections