Repository logo
 
Publication

Para uma experiência estética em contexto educativo: trabalho de projecto

dc.contributor.advisorRosa, Armando Nascimento
dc.contributor.advisorMota, João
dc.contributor.authorPloux, Clara das Neves Aires Cabrita
dc.date.accessioned2016-03-04T15:39:18Z
dc.date.available2016-03-04T15:39:18Z
dc.date.issued2013-07-04
dc.descriptionTrabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidadept_PT
dc.description.abstractO presente trabalho de projeto completa o percurso criativo levado a cabo com alunos de teatro no Liceu Francês Charles Lepierre, durante o ano lectivo 2011/12, que conduziu à apresentação de três objetos artísticos. A abordagem teórica aqui desenrolada centra-se na necessidade de pesquisar e analisar em que termos se pode levar o teatro à sala de aula, a partir da sua especificidade artística. Para tal, a análise proposta inicia-se no conceito de estética, ao interrogar as suas categorias, para abordar em seguida as diferentes dimensões da experiência estética e as suas aplicações práticas. Estas observações são então aplicadas ao percurso criativo em contexto escolar, através de uma dialéctica desenvolvida entre este e as diversas fases da experiência estética, permitindo aos alunos de explorarem a sua própria criatividade e os processos sinergéticos envolvidos neste percurso.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This project work completes a creative journey undertaken with drama students at the Lycée Français Charles Lepierre, during the 2011/12 academic year, that led to the presentation of three artistic objects. The theoretical approach peeled here focuses on the need to investigate on what terms theater may be bring to the classroom, in regards to its artistic specificity. Consequently, the proposed study begins in aesthetic concepts, questioning their categories and progressing to an analysis of the different dimensions of the aesthetic experience and its practical applications. Then, these observations are applied to the creative path, from the dialectic developed between the former and the various phases of the aesthetic experience. This therefore allows students to explore their own creativity and synergistic processes involved in the creative path.pt_PT
dc.identifier.tid201040921
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5783
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectTeatropt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectPercurso criativopt_PT
dc.subjectArtpt_PT
dc.subjectTheatrept_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectCreative pathpt_PT
dc.titlePara uma experiência estética em contexto educativo: trabalho de projectopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.titlePara uma experiência estética em contexto educativo: trabalho de projectopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Trabalho de Projecto Clara Ploux.pdf
Size:
3.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: