Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Introdução de métodos de leitura utilizados na disciplina de formação musical nas aulas de instrumento

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Resumo I (Prática Pedagógica) - O Estágio do Ensino Especializado realizado no presente ano letivo foi elaborado na Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, Torres Vedras. Neste contexto, foram lecionadas três turmas de ciclos diferentes: uma turma de Iniciação Musical, uma de 4º grau e uma de 7º grau. No início do ano letivo foram elaborados planos anuais e trimestrais para cada uma das turmas, de forma a estabelecer objetivos que teriam de ser atingidos para cada grau. Foram também elaborados ao longo do ano letivo planificações específicas para cada aula que incluíam as atividades a serem implementadas e os recursos que seriam necessários. Durante o Estágio, foram gravadas três aulas em cada uma das turmas. A realização deste Estágio permitiu pôr em prática sequências de aprendizagem aprendidas nas disciplinas de mestrado, bem como atividades e estratégias. A observação das aulas e o feedback recebido por parte do professor de Didática do Ensino Especializado permitiu uma reflexão sobre vários aspetos a melhorar, essencialmente o domínio pianístico e a organização das atividades implementadas. Durante este ano foi feito um esforço para melhorar estes aspetos e outros, no entanto ainda não foi possível implementar todas as mudanças. Desta forma, esta reflexão é um bom ponto de partida para o planeamento do próximo ano letivo e, essencialmente, para continuar a melhorar durante a minha atividade docente.
Resumo II (Investigação) - O presente Projeto de Investigação surgiu ao identificar uma diferença de opiniões sobre a aquisição de competências de leitura entre professores de Formação Musical e de instrumento. Assim, este estudo de natureza confirmatória teve como objetivo perceber se a implementação dos mesmos processos de introdução à leitura da disciplina de Formação Musical na aula de instrumento contribuiria para uma maior eficácia nas competências de leitura dos alunos, e, se a experiência dos professores de instrumento na implementação destes processos contribuiria para uma mudança de perspetiva em relação à Formação Musical. Para a realização desta investigação quase experimental foram realizados pré-testes e pós-testes a 34 alunos de instrumento (Fagote, Flauta de Bisel, Flauta Transversal, Guitarra Clássica, Piano, Saxofone, Trompa, Trompete e Violino). Em 17 destes alunos (grupo experimental) foi implementado um modelo de introdução à leitura, durante 4 aulas. Em auxílio à investigação, os professores de instrumento dos alunos do grupo experimental preencheram um diário aula a aula de forma a registar vários aspetos importantes para a investigação. Da análise dos testes e dos diários foi possível verificar que a implementação dos mesmos processos de introdução à leitura da disciplina de Formação Musical na aula de instrumento contribui para uma maior evolução nos níveis de leitura dos alunos. Constatou-se que os professores que implementaram este método de introdução à leitura acharam que foi eficaz. Foi possível perceber ainda que os professores envolvidos observaram evolução nos alunos, em apenas 4 aulas, principalmente nas competências de leitura.
Abstract I (Teaching) - The professional teaching internship held during the current school year took place at Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, Torres Vedras. In three classes of different teaching cycles were included: an Iniciação Musical class, a 4th grade class and a 7th grade class. In the beginning of the school year, annual and trimestral plans were designed for each of the classes so that the goals defined by the school for each other individual class could be achieved. For each lesson, a plan was elaborated that included the activities to be done and the resources that could be necessary. During the internship, three lessons from each class were video-recorded. By mean of this internship, I was able to practice some teaching techniques that were taught in the master’s degree, as well as strategies and some other activities. The observation of the recorded lessons and comments from the teacher of Didactics for Professional Music Training Teachers allowed me to meditate on several aspects of my teaching. Most of those are related to piano skills development and the way lesson activities are organized. During this school year an effort to improve these and other matters was done, but it was not possible to implement all the desired changes during the year. I’ve reached the conclusion that the internship is a good starting point to plan the next school year and, essentially, to keep developing myself as a music teacher.
Abstract II (Research) - This research project started when I noticed a difference of opinions among ear training teachers and instrument teachers about reading skills acquisition. The goal for this research was to understand if the introduction to reading skills method used by the ear training teachers could be applied successfully by the instrument teachers in the one-to-one setting. The main goal was to learn if the implementation of such method could lead to the improvement of students’ reading skills while on their musical instruments. A secondary goal was to see if instrument teachers’ perspective on the reading skills method used by the ear training teachers would change. To carry out this quasi experimental research, pre-tests and post-tests were applied to 34 instrument students (Bassoon, Bisel Flute, Transverse Flute, Classical Guitar, Piano, Horn, Trumpet and Violin). To half of them (experimental group), was given the opportunity to try out the reading skills method used by the ear training teachers during 4 lessons. Additionally, the instrument teachers of the students in the experimental group also recorded a diary based on their personal experiences teaching with this method. The results revealed a positive impact of the implementation of this readings skills method in the instrument lessons in terms of skill development. The teachers who were given the opportunity to implement this method considered it as being efficient. More, these teachers noticed, in just 4 lessons, an improvement in their students, especially with respect to the reading skills.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.

Keywords

Competências de leitura Competências auditivas Introdução à leitura no instrumento Didática musical Formação musical Reading skills Aural skills Instrumental music reading Music didactics Ear training

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License