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Projeto tandem: estudo sobre a qualidade da interação e participação do profissional de intervenção precoce com a criança numa atividade de construção conjunta

dc.contributor.advisorFuertes, Marinapt_PT
dc.contributor.advisorFernandes, Isabelpt_PT
dc.contributor.authorReis, Carina de Jesus Magueijo dos
dc.date.accessioned2024-02-08T10:29:39Z
dc.date.available2024-02-08T10:29:39Z
dc.date.issued2023-11-23
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Intervenção Precocept_PT
dc.description.abstractA criança desenvolve as suas “ideias fundamentais sobre o mundo, sobre si próprio e sobre os outros” (Bowlby, 1969) através da interação que estabelece com os seus principais cuidadores nos seus contextos de vida naturais. A criança com atraso global do desenvolvimento (i.e., elegível para os serviços de Intervenção Precoce em Portugal) pode necessitar de apoio para ser autónoma nas suas rotinas diárias, para estabelecer relações seguras, fazer amizades, brincar com os seus pares, aprender, participar e fazer escolhas nos seus contextos de vida, podendo o profissional de Intervenção Precoce ser um facilitador destas interações. Neste estudo pretendeu-se estudar a forma como este profissional atua e comunica com as crianças, em idade pré-escolar, abrangidas pela Intervenção Precoce, durante uma atividade lúdica de construção conjunta, assim como comparar estas formas de atuação e de comunicação com as educadoras de infância e mães. Para o efeito, o comportamento interativo e comunicativo dos profissionais de Intervenção Precoce, educadoras de infância e mães foi observado, na mesma situação lúdica durante 20 minutos enquanto construíam um produto à sua escolha com os materiais disponibilizados na mala Tandem. Participaram 48 díades adulto-criança, distribuídas por: i) 10 díades profissionais de Intervenção Precoce-crianças com atraso global do desenvolvimento, ii) 20 díades educadoras de infância-crianças com desenvolvimento típico, e iii) 18 díades mães-filhos(as) com desenvolvimento típico. Todas as crianças tinham idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Os resultados indicam que as profissionais de Intervenção Precoce se expressam mais com perguntas de processo, sugestões e elogios, relativamente às educadoras e às mães, e reagem mais frequentemente às emoções e comportamentos da criança, dão feedback positivo e respeitador, e apoiam menos as iniciativas da criança sem intromissões. Espera-se que este estudo contribua para o debate social e científico acerca do papel do profissional de Intervenção Precoce no desenvolvimento da criança e enquanto seu cuidador significativo.pt_PT
dc.description.abstractChildren develop "fundamental ideas about the world, themselves, and others" (Bowlby, 1969) through interactions established with their primary caregivers in their live contexts. A child with global developmental delay (i.e., eligible for Early Intervention services in Portugal) may require support to become autonomous in their daily routines, establish secure relationships, relate to friends, engage in play with peers, learn, participate, and make choices within their life contexts. The early intervention professional can facilitate these interactions. This study aimed to investigate how early intervention professionals interact and communicate with preschool-aged children (covered by Early Intervention) during a joint constructive play activity. It also aimed to compare these interactions and communication with those of kindergarten educators and mothers. For this purpose, the interactive and communicative behavior of early intervention professionals, preschool educators, and mothers was observed during the same play situation, where they spent 20 minutes constructing a product of their choice using materials provided in the Tandem bag. The study involved 48 adult-child dyads, distributed as follows: i) 10 early intervention professional-child dyads with children with global developmental delay, ii) 20 kindergarten educator-child dyads with typical development, and iii) 18 mother-child dyads with typical development. All children were between 3 and 6 years of age. The results indicate that early intervention professionals express themselves more through process questions, suggestions, and give more positive feedback compared to preschool educators and mothers. They also respond more frequently to the child's emotions and behaviors, provide positive and respectful feedback, and offer support to the child's initiatives without interference. This study is expected to contribute to the social and scientific debate on the role of the intervention professional in children development and as a significant caregiver.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationReis, C. J. M. (2023). Projeto tandem: estudo sobre a qualidade da interação e participação do profissional de intervenção precoce com a criança numa atividade de construção conjunta (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/17075pt_PT
dc.identifier.tid203525876
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17075
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectProfissional de intervenção precocept_PT
dc.subjectAtraso global de desenvolvimentopt_PT
dc.subjectComunicação e Interação adulto-criançapt_PT
dc.subjectParticipação e agência da criançapt_PT
dc.subjectEarly intervention professionalpt_PT
dc.subjectGlobal developmental delaypt_PT
dc.subjectAdult-Child communication and interactionpt_PT
dc.subjectChild participation and agencypt_PT
dc.titleProjeto tandem: estudo sobre a qualidade da interação e participação do profissional de intervenção precoce com a criança numa atividade de construção conjuntapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameIntervenção Precoce

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