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A evolução da forma: composição e orquestração de seis peças originais para decateto de jazz

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Abstract(s)

O presente relatório centra-se no projeto artístico Nelson Cascais Decateto “A Evolução da Forma” o qual consiste na composição de música original e orquestração de composições próprias já existentes para decateto de jazz constituído por: saxofone alto, saxofone tenor, clarinete baixo, trompete, trompa, trombone, tuba, fender rhodes, contrabaixo e bateria; na sua gravação para futura edição discográfica e na apresentação ao público através da realização de um recital. Começarei por expôr o meu posicionamento relativamente à música em geral e ao jazz em particular assim como a contextualização estética deste projecto. Seguidamente identificarei os desafios e estímulos que este tipo de trabalho me colocou em termos composicionais e farei uma descrição da composição musical, identificando para cada peça: a ideia inicial e/ou fonte inspiracional; o processo de escrita desenvolvido; a identificação e análise dos motivos melódicos; considerações ao nível harmónico e estrutural; considerações acerca dos espaços reservados às improvisações. Refiro também em que medida a escrita contempla eventuais alterações que podem resultar de observações práticas nos ensaios, de sugestões dos músicos e da adaptação às idiossincrasias técnicas e estilísticas dos executantes. Procurarei ainda mostrar como organizei e geri os ensaios bem como o modo como estes influíram efectivamente na música; a planificação da gravação e futura edição discográfica; a planificação do recital; e por fim teço algumas considerações acerca das expectativas e dos problemas que este tipo de ensemble pode suscitar e encontrar no paradigma cultural português. No sentido de clarificar e compreender como estes processos, que em muitos casos vão para além do universo estritamente musical, se desenvolvem e se interelacionam e procurando identificar os vários factores que podem condicionar o trabalho nas suas diferentes etapas, formulo questões e procuro respostas aos problemas decorrentes da observação e reflexão sobre a minha própria experiência enquanto músico, contrabaixista, compositor e produtor do projeto artístico aqui apresentado.
ABSTRACT - This report focuses on the artistic project Nelson Cascais Decateto “ The Evolution of the Form” consisting of both original compositions and orchestrating already existing compositions for a jazz decatet with the following instruments: alto saxophone/clarinet in Bb, tenor saxophone/ flute, bass clarinet, trumpet, french horn, trombone, tuba, fender rhodes, double bass and drums; on its recording for a future record edition and on a public presentation by the means of a recital. Initially I will wish to show my position when it comes to music, generally speaking, and to jazz in particular, as well as to the aesthetic contextualising of this project. Following this, I will identify the challenges and stimuli which this type of music has brought to me in terms of composition and I will analyse musical composition, identifying the following for each piece: the initial idea, and/or the source of inspiration; the development of the writing process; the identification and analysis of melodic motives; thoughts regarding harmony and structure; thoughts on space reserved for the improvistion. I will also refer to how the written music takes into consideration eventual changes that can result from practical observations at rehearsals, from musicians’ suggestions and from adaptation to technical and stylistic idiosyncrasies of those playing. In addition to this, I seek to show how I organised and directed the rehearsals as well as the way they effectively influenced the music; the recording plans and the future CD; the planning of the recital; and lastly, I put together some ideas on the expectations and problems that this type of music may encounter in the Portuguese and international paradigm. In order to clarify and understand how these processes, which often go beyond the strictly musical world, inherent factors develop and interrelate and seeking to identify the inherent factors which may condition the work at the different stages, I make questions and look for the answers to the reoccurring problems with observation and reflection on my own experience as a musician, bass player, composer and producer of the artistic project presented here.

Description

Relatório de projeto artístico - Mestrado em música

Keywords

Jazz Improvisação Composição Gravação Improvisation Composition Recording

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa