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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Pulverizados e envolvidos que estamos (professores alunos e famílias)
na chamada Galáxia Internet, (Castells, 2001) temos a consciência, crescente, que
a escola terá que se repensar (e com alguma profundidade) se quiser continuar
a constituir-se como um lugar de relevo e com significado para os seus usuários.
Dados de investigação recente (projeto MUJOAD: Mundos Jovens e Adolescentes)
sobre onde mais aprendem os jovens e a importância (quantitativa) que atribuem
a esses vários “lugares” de aprendizagem, não demonstram, com clareza, essa
ultrapassagem inapelável da instituição escolar pelos chamados novos ambientes
de aprendizagem que os estudos de Elzo (2000) demonstraram, ainda que com
outros itens optativos. Esta proposta procura levantar um conjunto de questões
atinentes a essa problemática, tendo como pano de fundo a educação informal,
as configurações híbridas e moventes das chamadas culturas juvenis, bem como
o papel das práticas artísticas e visuais contemporâneas.
Description
Keywords
Educação informal Aprendizagem Culturas juvenis Visualidade IPL/2017/MUJOAD_ESELx
Citation
Charréu, L. (2019). Juventude, cultura e significado: Onde os jovens hoje (mais) Aprendem. Invisibilidades, Revista Ibero-americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes, 11, 186-201. ISSN: 1647-0508.
Publisher
Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual