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Abstract(s)
A fragmentação e a desconexão fazem parte do modo ocidental de ver o mundo dando origem a um tipo de pensamento desagregador e a uma perspetiva distanciada do sujeito. A hipermodernidade acentua essa fragmentação e introduz uma atenção dispensa e uma vivência em ritmo muito acelerado que não dá grande espaço à reflexão quieta do indivíduo consigo próprio.
Ao nível da educação é fundamental operar uma mudança paradigmática de abordagem transdisciplinar, que evidencie as ligações entre os saberes e promova uma “inteligência geral” (Morin, 2005), estimulando o pensamento crítico e capacitando para o exercício de uma cidadania participativa.
Neste artigo pretende-se refletir sobre os aspetos educativos do Museu da Paisagem e sobre o enquadramento narrativo no desenvolvimento dos seus conteúdos, que visa conduzir a atenção, dando espaço à integração do conhecimento no contexto reforçado pela experiência.
Description
Keywords
Paisagem Conteúdos transmediáticos Educação Atenção LISBOA-01-0145-FEDER-023382
Citation
Pina, H.F. (2019). O Fio da Narrativa na Paisagem. In Museu da paisagem, narrativas e experiência do lugar (pp.48-61). Recuperado em julho, 05, 2019 de https://museudapaisagem.pt/public/media/Museu-da-Paisagem-Narrativas-Experie%CC%82ncia-do-Lugar.pdf
Publisher
Museu da Paisagem, Escola Superior de Comunicação Social