Repository logo
 
Publication

A improvisação ao órgão no desenvolvimento da leitura à primeira vista

dc.contributor.advisorVaz, João
dc.contributor.advisorEsteireiro, António
dc.contributor.advisorOliveira, Margarida
dc.contributor.authorMachado, Inês Catarina Reis
dc.date.accessioned2016-03-01T14:06:17Z
dc.date.available2016-03-01T14:06:17Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractResumo I (Prática Pedagógica) - A Secção I - Prática Pedagógica - refere-se ao Estágio que a mestranda realizou no Conservatório de Música de Ourém e Fátima durante o ano lectivo 2013-2014. No âmbito das suas funções de docente, a mestranda realizou o estágio com um aluno do I Grau – 5º ano do Regime Articulado, e com um aluno do III Grau - 7º ano do Regime Articulado e assistiu, ainda, às aulas de um aluno do V Grau - 9º ano do Regime Articulado, sob a orientação da professora cooperante, docente de órgão dessa mesma escola. Nesta secção é feita uma breve caracterização da escola onde se realizou o estágio bem como dos alunos envolvidos no estágio. Por último, são mencionadas as práticas educativas desenvolvidas, os objectivos gerais para o ano lectivo, os métodos utilizados, os objectivos pedagógicos implícitos para cada período e, a finalizar, é apresentada uma análise crítica da actividade docente.pt_PT
dc.description.abstractResumo II (Investigação) - Actualmente, a improvisação não tem um lugar central na aprendizagem feita pelo jovem organista em Portugal. Na maioria dos casos, quando um músico conclui o Conservatório, termina também com uma grande lacuna ao nível da improvisação pois a disciplina raramente consta nos planos curriculares. A mestranda, ao conviver com estes factos no seu percurso musical, considerou relevante investigar nesta área, aperfeiçoando os seus conhecimentos teóricos e práticos, através da realização do trabalho escrito, bem como, da elaboração do livro infantil A Aldeia de Dó Mi Sol (Anexo II), com canções tradicionais improvisadas pela mestranda e com o texto de Renato Gonçalves. Assim, esta proposta de trabalho visa a identificação dos efeitos da improvisação ao órgão no desenvolvimento da leitura musical à primeira vista, a partir do reconhecimento de estruturas de improvisação, incluídas no manual de improvisação Toca a Improvisar! (Anexo II) elaborado pela mestranda, numa leitura musical à primeira vista. A investigação – acção e o estilo experimental são os estilos de pesquisa adoptados. Numa primeira fase, será abordada a literatura existente, com enfoque nos aspectos relacionados com a aprendizagem da improvisação, e serão referenciados alguns métodos existentes. Para a realização deste estudo procurou-se uma amostra que obedecesse aos seguintes critérios: conjunto de sujeitos frequentando o curso de órgão do ensino articulado, com conhecimentos musicais aos níveis do 1º, 2º e 3º graus, e com níveis etários e de experiências musicais semelhantes. Para a sua concretização adoptou-se um modelo de trabalho que permitiu comparar níveis de desempenho entre alunos que receberam instrução musical com aulas de órgão e de improvisação, e alunos que receberam instrução musical com aulas de órgão e sem aulas de improvisação. A avaliação foi efectuada através do registo audiovisual e através de tabelas onde consta a avaliação das competências necessárias para o desenvolvimento da leitura à primeira vista.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT I (Pedagogical practice) - The section I – Pedagogical practice – refers to the Internship that the Master student did in Conservatório de Música de Ourém e Fátima during the year 2013-2014. Throughout its responsibilities as Teacher, the Master student had the opportunity to work with a student that belonged to level I – 5º year of articulated studies, a student from level III – 7º year of articulated studies, and also assisted the lessons of a student of the V level – 9º year of articulated studies, with the orientation of the Cooperative Teacher, which is Organ´s Teacher in the same school. In this section, a brief description of the school where the Master Student performed its internship was conducted as well as a short characterization of the students that participated in the internship. At last, it will be mention the following aspects: pedagogical practices developed, general goals established for the elective year, methods used, pedagogical objectives implicitly used for each period, as well as a critical analysis of the teacher.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT II (Investigation) - At the moment, musical improvisation does not have an important role during the learning of a young organist in Portugal. In the majority of the cases, when a musician ends its studies, it also ends up with a lack of knowledge in terms of musical improvisation since the disciple is rarely part of the curricula plans. Since the master student acknowledged these situations during its musical path, it considered relevant to investigate further this discipline, improving its theorical and practical knowledge with the realization of the written paper, as well as, elaboration of the book A Aldeia de Dó Mi Sol (please find attached in the Annex II), with traditional songs improvised by the master student and with content of Renato Gonçalves. Therefore, this work aims to identify the effects of improvisation in organ for the development of sight-reading, based on the recognition of structures of improvisation included in the manual Toca a Improvisar! (please find attached in the Annex II) elaborated by the master student. This investigation – the action and the experimental style are research styles that the Master student adopted. In a first stage, it will be approached the existing literature review directly related with the learning of improvisation, performing for this purpose the collection of several existing methods. For the understanding of this study, a sample that fulfils the following criteria was chosen: Organ´s students being part of an integrated art programme, with musical degree of the 1º, 2º and 3º and with the same ages and level of knowledge. In order to accomplish this, it was adopted a model of work that allowed the comparison of different levels of students ‘performance between students that took organ and musical improvisation classes and students without the attendance of such lessons. Finally, the evaluation was performed with the help of an audio and video recorder and with tables that discriminate the needed competences and skills for the development of sight-reading.pt_PT
dc.identifier.tid201459469
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5758
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectPráticas educativas desenvolvidaspt_PT
dc.subjectAnálise crítica da actividade docentept_PT
dc.subjectObjectivos pedagógicospt_PT
dc.subjectLeitura musical à primeira vistapt_PT
dc.subjectImprovisação ao órgãopt_PT
dc.subjectAprendizagem da improvisaçãopt_PT
dc.subjectPedagogical practices developedpt_PT
dc.subjectCritical analysis of the teacherpt_PT
dc.subjectPedagogical objectivespt_PT
dc.subjectSight-readingpt_PT
dc.subjectOrgan improvisationpt_PT
dc.subjectLearning of improvisationpt_PT
dc.titleA improvisação ao órgão no desenvolvimento da leitura à primeira vistapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleA improvisação ao órgão no desenvolvimento da leitura à primeira vistapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
mestrado_ines_machado.pdf
Size:
1.68 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: