Repository logo
 
Publication

Estratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infância

dc.contributor.advisorSampaio, Maria Fernandapt_PT
dc.contributor.authorSantos, Daniela Alexandra Simão
dc.date.accessioned2023-03-01T13:42:25Z
dc.date.available2023-03-01T13:42:25Z
dc.date.issued2022-07-04
dc.descriptionRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II que decorreu num contexto de Jardim de Infância com crianças entre os cinco e seis anos. O relatório constitui-se, assim, como um trabalho reflexivo e que documenta a minha prática enquanto educadora-estagiária. É apresentada ao leitor uma caracterização do contexto, seguindo-se das intencionalidades pedagógicas que sustentam uma prática adequada e de qualidade. O presente trabalho inclui, também, uma investigação sobre as estratégias da equipa educativa1 para a inclusão de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) num contexto de Jardim de Infância. A pesquisa baseou-se, deste modo, em três objetivos: (i) conhecer as estratégias adotadas pela equipa educativa para a inclusão da criança, na realização de atividades/sessões; (ii) compreender quais as estratégias que promovem a interação entre a criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE), os adultos e os seus pares e (iii) conhecer as estratégias adotadas por cada interveniente para a promoção de uma relação de proximidade e bem-estar entre a criança e o adulto. Metodologicamente, a investigação assume uma natureza qualitativa, baseada num estudo de caso e com recurso a diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados. A análise e discussão dos dados procuraram, neste sentido, evidenciar as estratégias de inclusão mencionadas pelos participantes, comparando-as com a sua ação pedagógica.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report was written within the scope of the Supervised Professional Practice II curricular unit which took place in a Kindergarten context with children aged between five and six years old. The report is, therefore, a reflective work that documents my practice as a trainee educator. The reader is presented with a characterization of the context, followed by the pedagogical intentions that support an adequate and quality practice. The present work also includes an investigation of the educational team's2 strategies for the inclusion of a child with Autism Spectrum Disorder (ASD) in a kindergarten setting. The research was based, therefore, on three objectives: (i) to know the strategies adopted by the educational team for the child's inclusion in the implementation of activities/sessions; (ii) to understand which strategies promote interaction between the child with Special Educational Needs (SEN), adults and his/her peers and (iii) to know the strategies adopted by each participant to promote a close relationship and well-being between the child and the adult. Methodologically, the research is qualitative in nature, based on a case study and using different data collection techniques and instruments. Data analysis and discussion sought to highlight the inclusion strategies mentioned by the participants, comparing them with their pedagogical action.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationSantos, D. A. S. (2022). Estratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infâncial (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15735pt_PT
dc.identifier.tid203194373
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15735
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectEstratégias de Inclusãopt_PT
dc.subjectPerturbação do espectro do autismopt_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.subjectSpecial educational needspt_PT
dc.subjectInclusion strategiespt_PT
dc.subjectAutism spectrum disorderpt_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.titleEstratégias da equipa educativa para a inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto de jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório final PPSII_2020113_2B_SEM ANEXOS.pdf
Size:
1.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: