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Comunicação, indústria e mercados globais: um olhar disruptivo sobre o paradigma dominante

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Com a declaração da pandemia de SARS-CoV-2 em março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), as empresas foram surpreendidas por um cenário que poucas, ou nenhumas, tinham considerado nos seus planeamentos estratégicos. Pese embora as empresas Business-to-Business (B2B) funcionem no backstage do processo de criação de valor, estas são uma peça-chave dando um contributo essencial para o mesmo. Perante este cenário, surgiu a necessidade de compreender como é entendido o papel da Comunicação na gestão da relação com os stakeholders das empresas nacionais B2B com foco na exportação, que se viram forçadas a repensar um conjunto de pressupostos assumidos até então como válidos. No estudo desenvolvido entre setembro de 2020 e janeiro de 2021, optou-se pelo recurso a métodos mistos, conjugando uma abordagem quantitativa e qualitativa para recolha (inquérito por questionário - 124 empresas, inquérito por entrevista - 33 empresas, análise documental) e tratamento dos dados (análise estatística descritiva e análise de conteúdo categorial temática). Assim, foi possível realizar uma triangulação de dados de diferentes fontes primárias e secundárias. Nesta investigação de carácter exploratório, foram analisadas empresas com exportações em 2019 de valor igual ou superior a um milhão de euros e com destino a três ou mais mercados externos, associadas da aicep Portugal Global. Simultaneamente, foram ainda contactadas pela SayU Consulting empresas com um volume de exportações de valor igual ou superior a 500 mil euros e com destino a pelo menos um mercado externo. As conclusões do estudo apontam para o facto de que, se é certo que as empresas B2B vendem produtos/serviços únicos e diremos melhor "conhecimento" na cadeia de valor, é a Comunicação institucional / Corporativa, a confiança e a unicidade da empresa, que permite fechar os negócios e contribuir para o sucesso da mesma. Não só as empresas B2B exportadoras individualmente, mas todas as organizações, como associações empresariais e sectoriais, que em cada um dos setores de atividade operam com a missão de promover e posicionar cada uma das indústrias, terão de olhar de uma forma diferente para a "comunicação", não se resumindo esta à componente comercial de divulgação de produtos e/ou serviços. O mundo pós-pandemia irá exigir maior transparência e mais confiança. Será essencial às empresas em análise neste estudo, aumentar a sua reputação e construir e consolidar as suas relações com todos os agentes da cadeia de produção, desde o fornecedor de matéria-prima de base até ao último cliente (o comprador), passando por todas as outras partes interessadas, como colaboradores, parceiros, entidades reguladoras ou governo.

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Keywords

Business-to-business Comunicação institucional Comunicação corporativa Relações públicas

Citation

Raposo, A., Eiró-Gomes, M. & Gonçalves, M. (2022, abr., 11) Comunicação, indústria e mercados globais: um olhar disruptivo sobre o paradigma dominante. Comunicação apresentada no XII CONGRESSO SOPCOM: Disrupção Informacional VI: Comunicação d(e) Ciência, NOVA FCSH, Lisboa, Portugal.

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SOPCOM / NOVA FCSH