Repository logo
 
Publication

A coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigas

dc.contributor.advisorNascimento, Vanda
dc.contributor.authorResende, Sandra Araújo Kuznetsova
dc.date.accessioned2017-11-29T15:18:41Z
dc.date.available2017-11-29T15:18:41Z
dc.date.issued2016-10-25
dc.descriptionRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.pt_PT
dc.description.abstractO nosso estágio desenvolveu-se no âmbito das aulas de técnica de dança clássica (TDC) com uma turma de 17 alunas do 7º ano vocacional da Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN). O objetivo principal do estágio, cujos resultados apresentamos neste Relatório, consistiu em „alertar‟ as alunas para a importância da correta coordenação dos braços (aliada à totalidade do corpo) na execução do grande allegro. Efetivamente, tal coordenação, trabalhada e „absorvida‟ de forma consciente e consistente, e em conjunto com uma respiração atenta e cuidada, pode influenciar beneficamente a amplitude, a deslocação, a precisão e, em última análise, o aspeto „estético‟ do grande allegro. Considerámos a nossa temática pertinente na medida em que a vasta e variada bibliografia consagrada à dança clássica não aborda este assunto de modo específico e pormenorizadamente, tratando-o, normalmente, como um assunto em certa medida apenas „adjacente‟, subsidiário (pelo que recorremos frequentemente à experiência pessoal enquanto bailarina profissional). Não obstante, a aturada pesquisa bibliográfica por nós efetuada ajudou-nos a enquadrar e a fundamentar muitas das ideias diretrizes, das afirmações e das conclusões apresentadas no presente Relatório. A metodologia utilizada para a elaboração do presente trabalho encontra-se sob a égide da investigação-ação. Por essa razão os instrumentos de recolha de dados a que recorremos são típicos deste género de estudo; efetuámos grelhas de observação e diários de bordo que, aliados à pesquisa bibliográfica nos ajudaram a estruturar o Relatório, bem como a „afinar‟ a própria estratégia de intervenção ao longo do período de lecionação. De uma maneira geral considerámos que os resultados da nossa intervenção pedagógica foram satisfatórios; conseguimos que a maioria das alunas aprendesse, aplicasse e parcialmente interiorizasse a correta coordenação dos braços ao longo da aula, beneficiando desta maneira também a execução dos grandes saltos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Our internship was developed in the Classical Ballet course with 17 students from the seventh year of Vocational Dance Education in The National Conservatory Dance School of Portugal (EDCN). The main objective of our Internship, with its results presented in this Final Report, consists in transmitting the importance of proper coordination of the arms (coordinated with the rest of the body) during the grand allegro. Actually, coordination, worked and absorbed in a conscious and consistent manner, with the attend and careful use of breathing, can benefit the amplitude, movement, precision and the aesthetic aspect of the grand allegro. We consider that our theme is pertinent since the vast majority and diverse bibliography consecrated to Classical Ballet, does not approach this specific detailed matter, but deals with this matter merely secondary attached (and therefore we used our professional dance experience frequently). Not despite, the vast bibliographical research has helped us to frame and support many direct ideas, affirmations and conclusions presented in this Report. The practiced methodology to elaborate this report lies under the action-research method. For this reason the instruments of data collection used are typical for this kind of investigation; we used observation grids and a logbook which, combined with our theoretical framework helped us structure the Report, as did it fine tune our intervention strategy for teaching throughout the internship. In general we consider that the majority of students learned, applied and partially interiorized the correct arm coordination over the course of the class, benefitting in this way also the execution of the big jumps.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.tid201338521
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/7626
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectDança clássicapt_PT
dc.subjectRespiraçãopt_PT
dc.subjectCoordenaçãopt_PT
dc.subjectAllegropt_PT
dc.subjectClassical balletpt_PT
dc.subjectCoordinationpt_PT
dc.subjectBreathingpt_PT
dc.titleA coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RF_MED-2016_SanRes.pdf
Size:
1.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: