Browsing by Issue Date, starting with "2016-10-25"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigasPublication . Resende, Sandra Araújo Kuznetsova; Nascimento, VandaO nosso estágio desenvolveu-se no âmbito das aulas de técnica de dança clássica (TDC) com uma turma de 17 alunas do 7º ano vocacional da Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN). O objetivo principal do estágio, cujos resultados apresentamos neste Relatório, consistiu em „alertar‟ as alunas para a importância da correta coordenação dos braços (aliada à totalidade do corpo) na execução do grande allegro. Efetivamente, tal coordenação, trabalhada e „absorvida‟ de forma consciente e consistente, e em conjunto com uma respiração atenta e cuidada, pode influenciar beneficamente a amplitude, a deslocação, a precisão e, em última análise, o aspeto „estético‟ do grande allegro. Considerámos a nossa temática pertinente na medida em que a vasta e variada bibliografia consagrada à dança clássica não aborda este assunto de modo específico e pormenorizadamente, tratando-o, normalmente, como um assunto em certa medida apenas „adjacente‟, subsidiário (pelo que recorremos frequentemente à experiência pessoal enquanto bailarina profissional). Não obstante, a aturada pesquisa bibliográfica por nós efetuada ajudou-nos a enquadrar e a fundamentar muitas das ideias diretrizes, das afirmações e das conclusões apresentadas no presente Relatório. A metodologia utilizada para a elaboração do presente trabalho encontra-se sob a égide da investigação-ação. Por essa razão os instrumentos de recolha de dados a que recorremos são típicos deste género de estudo; efetuámos grelhas de observação e diários de bordo que, aliados à pesquisa bibliográfica nos ajudaram a estruturar o Relatório, bem como a „afinar‟ a própria estratégia de intervenção ao longo do período de lecionação. De uma maneira geral considerámos que os resultados da nossa intervenção pedagógica foram satisfatórios; conseguimos que a maioria das alunas aprendesse, aplicasse e parcialmente interiorizasse a correta coordenação dos braços ao longo da aula, beneficiando desta maneira também a execução dos grandes saltos.