Repository logo
 
Publication

O contributo da publicidade na construção de marcas de luxo

dc.contributor.advisorMedeiros, Carlapor
dc.contributor.authorRodrigues, Artur Pechirra
dc.date.accessioned2014-03-07T16:20:59Z
dc.date.available2014-03-07T16:20:59Z
dc.date.issued2013-11
dc.description.abstractEsta dissertação estuda de que forma a publicidade impressa contribui para a construção de marcas de luxo. Inicialmente é trabalhado o conceito de luxo de forma aprofundada, elencando os seus principais autores e respetivas teorias identificando ainda os principais atributos deste tipo de produtos e serviços. Posteriormente é desenvolvido o conceito de marca, em conjunto com os modelos de construção de marca, focando a análise do modelo proposto por David Aaker com o intuito de compreender melhor quais os principais ativos aos quais uma marca deve estar atenta se quer estar presente neste sector. Numa segunda parte deste estudo desenvolveu-se um método de investigação que engloba a análise de um corpus de 232 anúncios retirados da revista Wallpaper durante o ano de 2012. Trabalhou-se este conjunto de anúncios por um lado através de uma análise extensiva, quantitativa, e por outro lado através de uma análise semiótica, qualitativa. Procurou-se deste modo compreender o que torna único este tipo de marcas no que diz respeito ao contributo do seu discurso publicitário para a sua afirmação e posicionamento no sector do luxo. Através deste estudo foi possível identificar o importante contributo da publicidade para o sucesso, crescimento e manutenção de uma marca de luxo. Foi possível concluir que é determinante para este tipo de marcas manter de forma coerente e contínua a sua identidade ao longo do tempo. A narrativa publicitária em imagem impressa, assume-se como um importante agente comunicacional, possibilitando e potenciando ligações emocionais duradouras a longo prazo com os seus consumidores, consolidando a marca, e reforçando a sua identidade.por
dc.description.abstractABSTRACT: This dissertation studies how print advertising contributes to building luxury brands. Initially it was worked the concept of luxury in detail, listing their respective authors and major theories also identifying the key attributes of such products and services. After, it was developed the brand concept, together with the models for building brands, focusing the analysis of the model proposed by David Aaker in order to better understand which are the main assets to which a brand should be aware if want to be a player in this sector. In the second part of this study it was developed a research method that includes the analysis of 232 advertisements taken from Wallpaper magazine during the year 2012. This set of ads was worked through extensive analysis, quantitative, and secondly through a semiotic analysis, qualitative. It is expected to have a better understanding what makes this kind of brands unique, with regard to the contribution of his advertising speech for his statement and positioning in the luxury sector. Through this study it was possible to identify the important contribution of advertising to the success, growth and maintenance of a luxury brand. It was concluded that it is vital for this type of brands to keep a consistent and continuous identity through time. The narrative advertising, in print image, is an important communication agent, boosting emotional connections and providing lasting and long-term relationships with their consumers, consolidating the brand and strengthening its identity.en
dc.identifier.tid201127849por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3331
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectLuxopor
dc.subjectMarcas de luxopor
dc.subjectModelos de construção de marcapor
dc.subjectTipos de luxopor
dc.subjectPublicidade impressapor
dc.subjectSemióticapor
dc.subjectImagenspor
dc.subjectPublicidade - contributospor
dc.subjectLuxuryen
dc.subjectLuxury brandsen
dc.subjectBrands building modelsen
dc.subjectLuxury typesen
dc.subjectPrint advertisingen
dc.subjectSemioticsen
dc.subjectImagesen
dc.subjectAdvertising contributionen
dc.titleO contributo da publicidade na construção de marcas de luxopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação - Artur Rodrigues.pdf
Size:
2.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: