Repository logo
 
Publication

A Sustenatbilidade empresarial como estratégia na criação de valor

dc.contributor.advisorMartins, José Moleiro
dc.contributor.authorDias, Tiago Miguel Ferreira
dc.date.accessioned2016-10-25T15:24:58Z
dc.date.available2016-10-25T15:24:58Z
dc.date.issued2015-07
dc.descriptionMestrado em Gestão e Empreendedorismopt_PT
dc.description.abstractAs organizações para encontrarem fatores que lhe garantam competitividade num mundo cada vez mais concorrencial e global, têm de definir estratégias que lhe permitam adquirir vantagens no processo de criação de valor. A sustentabilidade empresarial como um dos critérios na estratégia das empresas tem vindo a assumir especial relevância nos últimos anos, particularmente devido à influência positiva que representa na imagem que transmite aos seus clientes, bem como na identificação de práticas empresariais e de inovação a ser alvo de melhoria pela gestão. Deste modo, considerando a saúde e segurança no trabalho como um dos pilares da sustentabilidade empresarial, esta investigação tem como objetivo medir de que forma a sustentabilidade promove a criação de valor no seio de uma empresa, dada esta ser geradora de satisfação no trabalho e de comprometimento organizacional. Para tal, foi utilizada a metodologia de estudo caso numa empresa a operar no mercado português das telecomunicações, por meio de um questionário com perguntas fechadas aplicado a uma amostra de trabalhadores e na recolha de dados documentais. Os resultados obtidos permitem afirmar que a sustentabilidade estratégica vai para lá da imagem transmitida pelas organizações para o exterior, para esta ser geradora de valor tem de estar integrada no seio da organização, mais concretamente, nas ações sobre o seu capital humano. Assim, confirmou-se que as ações desenvolvidas pela empresa na sua dimensão social, com especial destaque para a saúde e segurança no trabalho, são promotoras de satisfação no trabalho e compromisso organizacional dos seus trabalhadores.pt_PT
dc.description.abstractIn a world increasingly more competitive and global, the organizations must define strategies which allow them to achieve advantages in the process of creating value, through finding factors that assure to follow the same competition. In the past years corporate sustainability has been assuming an important role as an organization strategy, specially do to the positive influence that represents in the outside image which is showed to the clients, but also on the identification of business and innovation practices, to be target of manage improvement. Acknowledging Health and Safety at work as the basis of corporate sustainability, this research purposes to measure how sustainability promotes the process of creating value on an organization, considering that also promotes work satisfaction and organizational commitment. In this order, it was used the study case method on a portuguese telecommunication enterprise, selecting a closed questions inquiry which was applied on a sample of workers. The research results allow affirming that using sustainability as an organization strategy goes beyond the good outside image showed, but also considering that it needs to be fully integrated in an organization, especially on the actions for their human resources, in order to interfere in the process of creating value. On this account, it is confirmed that the actions developed by an organization, in their social dimension, such as in health and safety at work, help promoting work satisfaction and organization commitment of the workers.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6526
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSustentabilidade Empresarialpt_PT
dc.subjectResponsabilidade Social Empresarialpt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.subjectCriação de Valorpt_PT
dc.subjectSaúde e Segurança no Trabalhopt_PT
dc.subjectComprometimento Organizacionalpt_PT
dc.subjectSatisfação no Trabalhopt_PT
dc.subjectCorporate Sustainabilitypt_PT
dc.subjectCorporate Social Responsibilitypt_PT
dc.subjectStrategypt_PT
dc.subjectValue Creationpt_PT
dc.subjectHealth and Safety at Workpt_PT
dc.subjectOrganizational Commitmentpt_PT
dc.subjectWork Satisfactionpt_PT
dc.titleA Sustenatbilidade empresarial como estratégia na criação de valorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação_TiagoDias..pdf
Size:
2.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: