Repository logo
 
Publication

A voz dos/as alunos/as de um Agrupamento de Escolas do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária

dc.contributor.authorValente, Bianor
dc.contributor.authorGama, Ana
dc.date.accessioned2023-07-03T07:30:51Z
dc.date.available2023-07-03T07:30:51Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractEste estudo procurou dar voz aos/às alunos/as de um agrupamento de escolas abrangidas pelo Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) sobre os processos de participação vivenciados e sobre os fatores que dificultam ou promovem as suas aprendizagens. Através desta participação, os/as alunos/as têm a possibilidade de exprimirem as suas opiniões, processo fundamental para a melhoria do processo pedagógico. Seguindo uma metodologia de caráter misto, este trabalho visou a aplicação de um questionário por turma (33 turmas) e a realização de 5 focus group em que participaram 34 delegados/as de turma. A participação dos/as alunos/as na vida escolar parece ser, maioritariamente, de nível simples, uma vez que os/as alunos/as apenas seguem indicações e respondem a estímulos. Já as dificuldades sentidas no processo de aprendizagem parecem resultar de caraterísticas internas ao/à próprio/a aluno/a e ao seu ambiente familiar, mas também a fatores externos, relativos aos processos de ensino e à gestão do currículo.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This study sought to give voice to the students of a Education Action Zone (EAZ) school about the processes of participation and the factors that hinder or promote their learning. Through this participation, students have the opportunity to express their opinions, a fundamental process for improving the pedagogical process. Following a mixed methodology, this work aimed at applying a questionnaire per class (33 classes) and carrying out 5 focus groups in which 34 class delegates participated. The participation of students in school life seems to be, mostly, at a simple level, since students only follow indications and respond to stimuli. The difficulties felt in the learning process, on the other hand, seem to result from internal characteristics of the student and his/her family environment, but also from external factors, related to the teaching processes and curriculum management.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationValente, B., & Gama, A.. (2023). A Voz dos/as Alunos/as de um Agrupamento de Escolas do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Educação & Realidade, 48, e124563pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/2175-6236124563vs01pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16259
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.scielo.br/j/edreal/a/vDwwSxjGV9hqMg5LH5nBHyx/?lang=pt#pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPrograma Territórios Educativos de Intervenção Prioritáriapt_PT
dc.subjectParticipação das criançaspt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEducation action zonept_PT
dc.subjectChildren’s participationpt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.titleA voz dos/as alunos/as de um Agrupamento de Escolas do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritáriapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleEducação & Realidadept_PT
oaire.citation.volume48pt_PT
person.familyNameValente
person.familyNameGama
person.givenNameBianor
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-idDA15-0105-CD3A
person.identifier.ciencia-idBD1E-42A5-6338
person.identifier.orcid0000-0001-6541-8000
person.identifier.orcid0000-0002-0647-9820
person.identifier.scopus-author-id56971104800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704
relation.isAuthorOfPublication2d7689ab-cdde-481b-a4be-8ad3de2eb97d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2d7689ab-cdde-481b-a4be-8ad3de2eb97d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A Voz dosas Alunosas de um Agrupamento de Escolas do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária.pdf
Size:
213.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections