Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A voz dos/as alunos/as de um Agrupamento de Escolas do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Este estudo procurou dar voz aos/às alunos/as de um agrupamento de escolas abrangidas pelo Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) sobre os processos de participação vivenciados e sobre os fatores que dificultam ou promovem as suas aprendizagens. Através desta participação, os/as alunos/as têm a possibilidade de exprimirem as suas opiniões, processo fundamental para a melhoria do processo pedagógico. Seguindo uma metodologia de caráter misto, este trabalho visou a aplicação de um questionário por turma (33 turmas) e a realização de 5 focus group em que participaram 34 delegados/as de turma. A participação dos/as alunos/as na vida escolar parece ser, maioritariamente, de nível simples, uma vez que os/as alunos/as apenas seguem indicações e respondem a estímulos. Já as dificuldades sentidas no processo de aprendizagem parecem resultar de caraterísticas internas ao/à próprio/a aluno/a e ao seu ambiente familiar, mas também a fatores externos, relativos aos processos de ensino e à gestão do currículo.
ABSTRACT This study sought to give voice to the students of a Education Action Zone (EAZ) school about the processes of participation and the factors that hinder or promote their learning. Through this participation, students have the opportunity to express their opinions, a fundamental process for improving the pedagogical process. Following a mixed methodology, this work aimed at applying a questionnaire per class (33 classes) and carrying out 5 focus groups in which 34 class delegates participated. The participation of students in school life seems to be, mostly, at a simple level, since students only follow indications and respond to stimuli. The difficulties felt in the learning process, on the other hand, seem to result from internal characteristics of the student and his/her family environment, but also from external factors, related to the teaching processes and curriculum management.

Description

Keywords

Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária Participação das crianças Ensino Aprendizagem Education action zone Children’s participation Teaching Learning

Citation

Valente, B., & Gama, A.. (2023). A Voz dos/as Alunos/as de um Agrupamento de Escolas do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Educação & Realidade, 48, e124563

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Collections

CC License

Altmetrics