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Abstract(s)
Como parte integrante do modelo das três linhas das organizações, a função de auditoria interna necessita não só de ter um papel ativo na identificação e monitorização dos riscos emergentes e respetivas oportunidades, mas também um papel proativo como apoio à estratégia das organizações, reforçando o trabalho de equipa sendo igualmente relevante para a mesma. Para tal, é necessário um investimento no talento das equipas e no Future Enterprise, apoiado na inovação e respetivos modelos de negócio, porém, é igualmente necessário percorrer os modelos digitais, a inovação no pensamento (mindset) das equipas para uma abordagem mais centrada no Cliente. Assim, o presente artigo tem como objetivo abordar o gap de expectativas associado ao desempenho da auditoria interna através da metodologia Design Thinking, nomeadamente através do mapeamento do percurso do Cliente da auditoria, nos vários pontos de interação com a mesma. A presente contribuição visa identificar os pontos de melhoria da experiência da auditoria, otimização orientada a processos, sistemas e identificação de oportunidades de negócio através da obtenção da perceção de auditores internos. Para o efeito, foi realizada uma análise ao normativo internacional de auditoria interna e literatura existente relacionada com os temas de inovação, Design Thinking e mapeamento de percurso do Cliente. A nível prático foram efetuadas entrevistas e distribuído um questionário, disponível online entre 06/11/2019 e 31/05/2020, de forma a obter conhecimento dos pontos chave necessários para efetuar o mapeamento, tendo sido obtida uma amostra representativa e validada de 32 membros do IPAI.
Os resultados obtidos revelam imaturidade a nível da utilização da transformação digital, certificação da atividade de auditoria interna e dos respetivos auditores, assim como, no âmbito do programa de avaliação de qualidade e de melhoria contínua, como ferramentas de captação de novas oportunidades e de melhoria do desempenho da função.
Description
Comunicação em Conferência Internacional
Keywords
Inovação Auditoria interna Design thinking Future Enterprise Mapeamento do cliente.