Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
359.9 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Enquadramento
Em 1979 reconheceu-se pela primeira vez que as alterações climáticas constituem um grave
problema para a vida no nosso planeta, aquando da "Primeira Cimeira Mundial do Clima",
realizada em Genebra, que lançou o Programa Mundial do Clima. Porém, este foi apenas o
primeiro passo de inúmeras iniciativas promovidas a nível internacional, que procuraram lançar
o debate e chamar a atenção sobre a grave crise ambiental, que ameaça atingir o ponto sem
retorno.
Uma das consequências destes debates, protocolos e acordos internacionais são as diretrizes e
orientações que as instituições públicas e privadas se veem mandatadas a seguir, para garantir
um futuro mais sustentável, transparente e inclusivo. Este é precisamente o repto lançado pelas
Nações Unidas aos negócios e às indústrias numa altura em que esta organização assinala o
seu 75º aniversário.
Ao mesmo tempo que as empresas se adaptam a estes tempos disruptivos sem precedentes a
uma escala planetária, os órgãos de comunicação social tentam acompanhar o coro de vozes
que querem mostrar como a vida humana corre perigo em medida da acelerada aniquilação das
muitas espécies, que já levaram ao colapso de inúmeros ecossistemas terrestres, adaptando seu
discurso e mostrando a realidade como ela é.
Objetivos
Tendo como exemplo o jornal The Guardian, que em 2019 atualizou o seu Livro de Estilo com o
objetivo de introduzir termos mais adequados para descrever a crise ambiental no mundo,
propomos analisar os Livros de Estilo de cinco dos maiores e mais relevantes órgãos de
comunicação social do jornalismo impresso do nosso país, no sentido de verificar se apresentam
a mesma tendência. A questão de partida para este estudo visa saber qual a preponderância do
uso dos conceitos de "alterações climáticas” e de “crise climática” ao longo dos últimos dez anos
nos Livros de Estilo da grande imprensa nacional?
Metodologia
A metodologia seguida na presente análise será mista, com recurso a técnicas de recolha de
dados qualitativas e quantitativas. Primeiramente, pretende-se realizar uma análise de conteúdo
aos Livros de Estilo, avaliando os conceitos de “alteração climática” / “crise climática”,
contabilizando a frequência dos mesmos, e captando a relação entre estes. Posteriormente,
serão realizadas entrevistas aos editores / redatores-chefe dos órgãos de imprensa em estudo.
Resultados
Com este estudo, que integra um projeto mais alargado no contexto da comunicação corporativa
onde existe ainda parca produção teórica sobre esta temática, queremos promover o
reconhecimento da importância da comunicação para a mudança social e de comportamento na
área do clima, equacionando o papel que os órgãos de imprensa têm na aproximação ao atual
discurso científico e em linha com as preocupações da Década de Ação, um plano global definido
pela Organização das Nações Unidades até 2030 que procura mobilizar governos, empresas e
os indivíduos para contribuírem para um futuro mais sustentável e justo.
Description
Keywords
Comunicação sobre o clima Crise climática Livro de estilo da imprensa Década da ação da ONU Clima IPL/2021/4C_ESCS
Citation
Pereira, S.C., Raposo, A.L. & Nunes, T.F. (2022, abr, 12). A comunicação sobre o clima: a disrupção contemporânea. Comunicação apresentada no XII CONGRESSO SOPCOM: Disrupção Informacional VI: Comunicação d(e) Ciência, NOVA FCSH, Lisboa, Portugal.